Foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de Nova Canaã do Norte, o lançamento do Marco Inicial do Centro Internacional de Inovação da Agropecuária Sustentável Amazônica (CIASA). A cerimônia contou com a presença do prefeito de Nova Canaã do Norte, Rubens Roberto Rosa, além de secretários, vereadores, autoridades locais e também do Estado de Mato Grosso.
Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Canaã do Norte, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento, em parceria com o Fundação Getúlio Vargas (FGV), e teve início em 2021. O empreendimento terá ligação direta com a Cooperativa Agroecológica Portal da Amazônia.
O trabalho conta com apoio do Governo de Mato Grosso, através do Desenvolve MT. Também envolve o Governo do Estado de Santa Catarina, além do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) e a Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC).
O gerente de Projetos da Fundação Getúlio Vargas Europe, Marco Saverio Ristuccia, explica que a escolha de Nova Canaã do Norte foi estratégica. “É o início de uma nova era. Trará novas perspectivas econômicas, inclusive para a agricultura familiar, e melhorará toda a região sob o ponto de vista econômico. Claro que será necessário realizar um trabalho”, pontua.
Para a gerente de Projeto da Fundação Getúlio Vargas, Baiena Souto, por sua relevância o projeto já conta com várias parcerias, inclusive, internacionais. “A construção do Centro tem a participação de muitas pessoas. A FGV trouxe elementos para o município e a gestão abarcou isso como projeto prioritário, porque ele já nasce com parcerias importantes, inclusive, players de outros países. Buscamos exatamente isso, composições que possam fomentar a atividade agropecuária para essa região que tem um grande potencial”, explica.
A secretária de Administração e Planejamento de Nova Canaã do Norte, Rosangela Rocha, comenta que o evento traz um novo horizonte para o município. “Estamos muito felizes com o resultado e com a participação dos produtores. Nosso objetivo foi mostrar as políticas públicas que estamos desenvolvendo e começando a aplicar”.
Ainda segundo Rosangela, essa união de forças para impulsionar este projeto melhorará a qualidade de vida das pessoas tanto social quanto economicamente. Ela também destaca que, dentro desta proposta de desenvolvimento local, irá fomentar o empreendedorismo, inspirando as pessoas a colocarem em prática novas ideias.
O CIASA, além de tornar o município uma nova referência em pesquisa e desenvolvimento, trará inovação para várias cadeias produtivas do agronegócio local. O projeto envolve parcerias com diversos órgãos e instituições é isso trará expersite que será aplicada em Nova Canaã do Norte.
Embora o lançamento oficial tenha ocorrido esta semana, estão sendo realizadas atividades como networking para ampliar o leque de profissionais que serão envolvidos no desenvolvimento do CIASA. Inicialmente, não haverá um local próprio, mas em breve estará em um terreno com área total de 7 hectares, e ficará a 1,5 quilômetros do perímetro urbano da cidade. O terreno será doado para o empreendimento.
Toda a concepção e projeto do CIASA está sendo realizado pela FGV Europe e AGRO, isso constitui a projeção de toda parte funcional, com o projeto pronto que deve levar cerca de quatro meses será realizado um chamamento público para elaboração do projeto físico. Somente depois de realizado esse processo será possível estipular um valor do empreendimento.
O prefeito de Nova Canaã do Norte, Rubens Roberto Rosa, comemora esta conquista e destaca que o município está “entrando em uma nova era”. “É o início de uma nova era para nossa cidade. Trará uma nova perspectiva para nossa economia, fortalecendo nossa agricultura familiar. Será um trabalho muito importante e realizado de forma gradativa”, finaliza.
Fonte: Assessoria