Principal rio que abastece Alta Floresta, o Taxidermista, enfrentra níveis baixos devido a grande estiagem deste ano. Já são mais de 100 dias sem chuvas no município. Atualmente, a régua marca o nível do rio com 1,30 metro. Para se ter uma ideia, há 20 dias, marcava 2 metros. No mesmo período do ano passado, segundo a imprensa local, o nível do rio era de 1,8 metro.
Diante da situação, a Águas Alta Floresta, concessionária responsável pelo abastecimento de águia na cidade, recomenda o consumo consciente de água. A expectativa de chuvas é apenas para a segunda quinzena de setembro.
Estiagem a olho nu – Nos rios Teles Pires e Apiacás na região de Alta Floresta já se observa o baixo volume de água nos últimos dias. Em alguns trechos é possível atravessar de uma margem à outra a pé. A balsa que opera entre Carlinda e Novo Mundo precisou suspender o transporte de veículos carregados, pois estava enroscando no leito do rio, sendo permitida apenas a travessia de veículos vazios.
No Porto de Areia, em Alta Floresta, a balsa teve que alterar seu percurso e sinalizar a presença de pedras, apesar de estar em uma área que normalmente possui boa profundidade. Essa situação reforça a necessidade de consumo consciente e práticas sustentáveis, especialmente em períodos de seca intensa.