Selecione a Cidade

#Agronegócio

O Sistema Famato tem trabalhado para a redução dos riscos dos incêndios florestais com informações aos produtores sobre os perigos e as medidas necessárias para prevenir e evitar os impactos causados pelo fogo em todo o estado.

Uma das ações realizadas é através do programa Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) que tem como objetivo auxiliar produtores rurais do bioma mato-grossense a se desenvolverem economicamente de forma sustentável, como também a enfrentarem os desafios durante o período de seca.

Segundo Marcelo Nogueira, supervisor Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte do Senar-MT, uma das grandes conquistas do programa Fazenda Pantaneira Sustentável é a aceitação das orientações pelos produtores atendidos. As diretrizes técnicas são fornecidas de forma incisiva e preventiva antes da estiagem, visto que o grande agravante dos incêndios no Pantanal é o acúmulo de biomassa, ou seja, matéria seca.

Informativos são elaborados para alertar sobre: o início do período proibitivo; a realização de aceiros em toda a propriedade rural, de acordo com a legislação, com uma largura de até 50 metros; a limpeza de pastagens; a construção de poços artesianos com a devida outorga; e a construção de tanques escavados.

Sistema CNA/Senar

Em propriedades com estradas que dão acesso a outras fazendas, a orientação é solicitar manutenção junto a prefeitura local, contando com o apoio do Sindicato Rural da região e dependendo da situação, reivindicar à Sinfra – Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, a manutenção e construção de pontes, visando a agilidade do Corpo de Bombeiros, Exército e Sema no atendimento à região.

Essas orientações são divulgadas por meio da extensão rural para levar as informações diretamente aos produtores e são publicadas nos canais de comunicação do Sistema Famato.

A Fazenda Pantaneira Sustentável é coordenada pelo Sistema Famato, em parceria com a Embrapa Pantanal e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Além do projeto, O Senar-MT realiza os cursos de brigada de incêndio Florestal e Brigada de Incêndio Tipo I e II, que objetivam capacitar a população a combater incêndios e também está credenciando profissionais para atuar como instrutor destes cursos durante todo ano.

Para participar dos cursos é necessário acessar nossa agenda CLICANDO AQUI e entrar em contato com o Sindicato Rural. Já para o credenciamento como instrutores, os interessados devem ser pessoas jurídicas e atender as exigências da Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros (NTCB 34 e 39) e se cadastrar CLICANDO AQUI.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?