Hexacampeão e craque da Copa do Mundo 2024 leva o prêmio do Futsal Planet
Campeão e bola de ouro da Copa do Mundo de Futsal com o Brasil, Dyego Zuffo foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2024. O ala venceu o prêmio realizado pelo portal Futsal Planet nesta quarta-feira.
A premiação do Futsal Planet é reconhecida como a mais importante do mundo na modalidade.
O título de melhor do mundo segue em Santa Catarina, já que na temporada passada, Pito, de Chapecó, conquistou o prêmio.
Ele e Dyego, que é natural de Palmitos, também no Oeste de Santa Catarina, são companheiros de Barcelona e seleção brasileira. Pito também estava na lista final de melhores do mundo de 2024.
— Muito feliz por ter sido indicado novamente entre os melhores jogadores do mundo de futsal. Sabemos que chegar ao topo é difícil, mas se manter é ainda mais, então atribuo essa conquista como fruto do meu esforço e paixão que eu coloco cada vez que entro em quadra. Agora vou seguir trabalhando para que 2025 seja tão bom quanto o ano passado — disse Pito ao ge.
Outros brasileiros que estavam na lista entre os melhores do mundo de 2024 pela Futsal Planet eram Marcel, destaque da seleção brasileira na conquista do hexa e artilheiro da Copa do Mundo, e Lucão, hoje pivô do Movistar Inter, mas foi indicado pela temporada passada no Jimbee Cartagena, ambos clubes da Espanha.
Além deles, Abakshyn (Ucrânia), Abbasi (Irã), Alan Brandi (Argentina), Arrieta (Argentina), El Mesrar (Marrocos) e Zicky Té (Portugal) disputaram o título de melhor do mundo de futsal pela temporada 2024.
Melhor goleiro
Melhor do mundo na temporada passada, o catarinense Willian, também campeão com o Brasil na Copa do Mundo, sendo melhor goleiro da competição e melhor jogador da final, foi indicado ao prêmio válido pelo ano de 2024.
Assim como Jaime, também natural de Jaraguá do Sul, que defende o Semey, do Cazaquistão.
Porém, o vencedor foi o brasileiro Luan Muller, do Palma (Espanha). Em 2024, ele foi campeão e melhor goleiro da Champions League de Futsal e da Copa Intercontinental.
Os brasileiros Higuita e Nicolas, campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF) e do Campeonato Catarinense pelo Jaraguá, também estavam concorrendo. Assim como, Chemi (Espanha), Edu Sousa (Portugal), Mohammadi (Irã), Nico Sarmiento (Argentina) e Sukhov (Ucrânia).
Melhor jogador jovem
Essa categoria é reservada para atletas que tem ou tinham 23 anos até o dia 31 de dezembro de 2024.
O vencedor foi Semenchenko, de 21 anos, da Ucrânia. Ele foi eleito o terceiro melhor jogador da Copa do Mundo 2024.
Apenas dois brasileiros estavam na lista: Gui Uesler, catarinense de 19 anos e promessa do Jaraguá, e Farias, de 22 anos e recém contratado pelo Joinville.
Davoudi (Irã), Eloy De Pablos (Espanha), Gholami (Afeganistão), Granda (Argentina), Kutchy (Portugal), Monteros (Argentina) e Touré (França) também estavam disputando o prêmio.
Melhor técnico
Cinco brasileiros estavam na disputa do prêmio de melhor técnico da temporada 2024, sendo dois deles catarinenses.
Natural de Blumenau, Xande Melo comandou o Jaraguá nas conquistas do Catarinense e da LNF. E o manezinho de Florianópolis Duda foi campeão da Liga da Espanha e da Supercopa da Espanha com o Jimbee Cartagena.
Além deles, Davi Mendonça, demitido do Semey neste início de ano, Ricardinho, do Sorocaba, e Thiago Raupp, do Hongyen Thakam (Tailândia), estavam na lista.
O título ficou com Antonio Vadillo, espanhol e técnico do Palma Futsal, da Espanha. Em 2024, ele comandou o time na conquista da Champions League.
Joel Rocha (Portugal), Keshavarz (Irã), Llorens (Argentina) e Nuno Dias (Portugal) também estavam na disputa.
Fonte: ge