AVANÇO
Lei aprovada em 2024 instituiu a Política Estadual de Agricultura Irrigada e o Programa Estadual de Irrigação.
Mato Grosso conta hoje com 220 mil hectares irrigados e pode chegar a quatro milhões de hectares até 2030. Tal objetivo pode ser alcançado diante da aprovação da Lei 12.717/2024, que instituiu a Política Estadual de Agricultura Irrigada e o Programa Estadual de Irrigação (Proei)
De acordo com a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), um dos dessa política é incentivar o aumento da área irrigada no estado e, consequentemente, ampliar a produtividade agrícola.
“Mato Grosso tem atualmente 220 mil hectares irrigados e o nosso objetivo é chegar a quatro milhões de hectares até 2030. Essa política é importante por estimular esse aumento, não só com o desenvolvimento de novas tecnologias, como também com a capacitação profissional e a realização de estudos sobre o setor”, pontua Hugo Garcia, presidente da Aprofir-MT.
Além do aumento da produtividade, segundo a entidade, a irrigação para a agricultura possibilita uma expansão das áreas cultiváveis, bem como proporciona uma melhoria na qualidade das culturas, o enfrentamento às adversidades climáticas e até mesmo a implantação de uma terceira safra.
Fonte: Canal Rural MT