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Bem-Estar

3 dicas de saúde para mantê-la em dia

Se o gênio da lâmpada lhe desse apenas um pedido? Certamente muita gente pediria coisas materiais ou dinheiro. Poucos se lembrariam de saúde. 

Isso porque costumamos pensar nela só quando estamos doentes.  Mas, não há dinheiro, viagens ou iates no mundo que você possa aproveitar sem ela.  Por isso é melhor sempre prevenir do que remediar, como diz o ditado.

isso pode ser feito com dicas simples e básicas, mas que dependem muito do autocuidado e, principalmente, de disciplina. Com as atribulações do dia a dia, muitos cedem à má-alimentação, sedentarismo, deixando de lado hábitos saudáveis.

Esses hábitos só trazem melhorias para a qualidade de vida, aumentando a disposição para enfrentar os desafios da vida, contribuindo para aumentar a produtividade e controlando o estresse, que provoca vários problemas de saúde.

Reflita: Quantos litros de água você bebe por dia? Faz alguma atividade física? Quando fez seus últimos exames? Ficou decepcionado com as suas respostas? Esse artigo é para você!

Mas calma! Nem tudo está perdido. Sempre é tempo de mudar, basta focar nas três dicas que vamos te dar ao longo deste artigo.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura e tome nota.

Tenha uma alimentação saudável

Uma boa alimentação pode evitar o surgimento e também ser responsável pelo aparecimento de doenças, depende do que você coloca no prato. Nesta lista estão: diabetes, hipertensão, obesidade.

Com a facilidade dos fast foods é fácil ser seduzido por eles. São rápidos, práticos e dão até a ilusão de serem mais baratos, mas não se você colocar nessa conta os prejuízos para o seu corpo. À primeira vista pode parecer que consumir alimentos mais saudáveis é mais caro e mais “trabalhoso”. Mas o ganho na disposição vale a pena. 

Veja alguns hábitos alimentares saudáveis

  • Dica número um dos nutricionistas: descasque mais e desembale menos
  • Prefira alimentos orgânicos, lembrando que em nove meses o Governo Brasileiro liberou 375 agrotóxicos, o que reacendeu os debates sobre os limites aceitáveis de consumo
  • Sim, alimentos orgânicos costumavam ter os valores mais altos, mas com a sua popularização, os preços já estão mais baixos
  • Evite alimentos enlatados ou conserva. No Brasil, mais de 260 mil pessoas faleceram por doenças cardiovasculares, em 2018, segundo a OMS
  • Reduza o consumo de sal. Já são 30 milhões de brasileiros com hipertensão
  • O mesmo com o açúcar. Temos 12,5 milhões de diabéticos
  • Beba pelo menos 2,5 litros de água por dia. Se hidratar ajuda a evitar problemas nos rins
  • Cultive o hábito de cozinhar em casa e levar o almoço para o trabalho. Assim você vai ter certeza do que está consumindo
  • Evite cigarro
  • Evite o consumo de bebida alcóolica

Mantenha os exames em dia

Realizar exames periodicamente é uma forma de evitar ou até descobrir enfermidades no início e contribuir para a curaAlguns tipos de câncer – como de colo de útero e de mama – quando descobertos no início, podem ser curados.

Temos vários casos bem atuais, inclusive de pessoas públicas, como o da apresentadora Ana Furtado, que inclusive passou a encabeçar campanhas de prevenção.

Veja exames importantes para o ckeck-up

  1. Hemograma completo
  2. Exames de imagem simples
  3. Coleta de fezes e urina
  4. Para as mulheres: exames ginecológicos
  5. Para os homens: exames periódicos e urológicos
  6. Controle de níveis de colesterol e pressão arterial
  7. E o principal: tentar controlar os níveis de estresse, que é responsável por vários transtornos psicológicos

Pratique alguma atividade física

É comprovado os benefícios das atividades físicas para o corpo e também para a mente. Principalmente para quem tem várias responsabilidades e precisa de uma válvula de escape para relaxar. Mas nem todo mundo é adepto da academia. Para esses há uma infinidade de outras atividades que podem ajudar, mas não se esqueça de fazer um check-up antes. 

Veja algumas dicas de atividades

  1. Procure alguma atividade que te dê prazer
  2. Pratique regularmente (300 minutos semanais, conforme a nova recomendação da OMS)
  3. Pode começar nem que seja com uma caminhada
  4. Deixe o carro em casa e vá de bicicleta para o trabalho. Faz bem para você e para o meio ambiente
  5. Faça atividades em grupo. É mais fácil de não desistir

Por Conexa Saúde

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Sobre o autor

Edna Antonowiski

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