Selecione a Cidade

MT: Operação flagra furto de energia em empresa que deve R$ 600 mil em impostos e contas atrasadas

Uma nova fase da Operação Energia Limpa, realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e a concessionária de energia de Mato Grosso, flagrou um esquema de desvio de energia em uma empresa de Cuiabá. Com a fraude, mais de R$ 100 mil deixaram de ser pagos em impostos ao Estado.

 

A ligação clandestina foi descoberta após investigações conjuntas entre a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá e a Energisa, finalizadas nesta semana, na capital. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) fez perícia no local e comprovou o crime.

 

Para se ter uma ideia, só o total de impostos que deixaram de ser pagos, daria para comprar mais de 15 mil kits de merenda escolar. Agora, além dos valores devidos, o acusado ainda vai ter que pagar quase meio milhão em contas atrasadas.

 

“Nesse trabalho, nos já identificamos outros alvos para futuras operações. É uma questão de tempo. No caso da mineradora, as nossas equipes constataram que a empresa estava consumindo parte da energia sem passar pelo medidor”, explicou o gerente de combate a perdas da Energisa, Luciano Lima.

 

Prisões

Só neste ano sete pessoas foram presas por furto de energia no Estado. A última prisão foi em Rondonópolis no fim de semana. A Energisa foi acionada pela Polícia Civil para averiguação de suspeita de furto de energia.

 

O flagrante ocorreu durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis. Durante a diligência, a equipe constatou o furto de energia, então os investigadores acionaram a equipe da Energisa, que fez a vistoria no local e comprovou o furto.

 

A Energisa possui um centro de monitoramento de fraudes e quem quiser denunciar situações suspeitas pode entrar em contato pelos canais de atendimento: 0800 646 4196 / Site: www.energisa.com.br ou WhatsApp: (65) 99999-7974, na opção 15.

 

*Com informações Polícia Judiciária Civil de MT

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?