O Programa Atualidades desta quinta-feira (26) recebeu no estúdio da Rádio Rota FM o Major em exercício do 9º Comando Regional de Polícia Militar de Alta Floresta, Major Lucas Maciel e o Diretor de Trânsito Éder Luciano Cordeiro de Souza.Em entrevista a Caio Callado e Douglas Arise o Major abordou o tema ações de policiamento ostensivo durante festividades de fim de ano.
O destaque da entrevista foi ação da Polícia Militar no rolezinho de Natal em Alta Floresta.
Um “Rolezinho de Natal” terminou com três adolescentes apreendidos em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá na noite de terça-feira (24).
Na noite de 24 de dezembro,três menores de 17,17 e 15 anos foram apreendidos por volta das 22h entre os setores F/H por direção perigosa de veículo, falta de habilitação para dirigir veículo e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Durante o patrulhamento de rotina pela avenida Ariosto da Riva, a equipe policial ouviu o som característico de escapamentos estourando e acelerações, provenientes de motocicletas na avenida Ludovico da Riva.
A equipe policial identificou que o grupo estava trafegando de forma perigosa, acelerando suas motocicletas, estourando escapes e realizando manobras arriscadas, no chamado “rolezinho”.
Durante o percurso, os motociclistas passaram por sinais vermelhos, colocando em risco a segurança de pedestres e condutores de outros veículos.
Os jovens identificados posteriormente,continuaram a percorrer as vias da cidade, até que pararam e foram abordados interceptados após percorrerem diversas vias da cidade. Durante a abordagem, foram verificadas irregularidades nos veículos. Uma das motocicletas estava sem placa, enquanto a placa que deveria estar fixada no veículo foi encontrada dentro de uma mochila.
Além disso, outra motocicleta apresentava alterações na estrutura, impossibilitando a identificação regular. Diante das evidências, foi configurado o crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, previsto no artigo 311 do Código Penal.
O menor, embora com a motocicleta em condições regulares, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que também caracteriza infração.
As motocicletas foram apreendidas e encaminhadas à 20ª Ciretran para as medidas administrativas. Os menores foram conduzidos à Delegacia de Polícia.