Selecione a Cidade

#Política

Imagem: Adobe Stock

Iniciamos um novo ano e junto com ele, mais obrigações aos cidadãos, ao longo dos anos fomos induzidos a buscar as facilidades propostas por instituições financeiras, cartões de crédito, débitos, pix e tantos outras formas de pagamentos, facilitando nossa vida, será mesmo, pois é , agora para surpresa zero , tratando-se desse governo, querendo a qualquer custo ter o controle total do cidadão, além da vida pessoal, sabendo de todos os gastos, mas principalmente controle financeiro, obviamente com o objetivo de arrecadar mais e mais.

Agora imagine o governo sabendo toda sua movimentação financeira, mas sem saber o que realmente é seu ou mera transação adquirindo algo pra vender, tentando a todo custo fechar as contas no final do mês, pois é, esse dia chegou.

Aí vem a Receita Federal do Brasil e edita uma instrução normativa, segue a baixo

O limite para informar transações financeiras à Receita Federal é de R$ 5.000,00 para pessoas físicas e R$ 15.000,00 para pessoas jurídicas. Esse valor se refere à soma das transações mensais, não apenas uma transação isolada.

Além disso, as instituições financeiras devem informar à Receita Federal as movimentações financeiras dos clientes, mesmo que não ultrapassem esses limites, por meio do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) semestralmente.

Será que o sumido dinheiro de papel vai voltar a circular na mão do cidadão, vamos esperar pra ver.

 

Artigo de opinião por: Doglas Arisi.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?