Selecione a Cidade

#Geral

Folha de rascunho da redação do Enem. Imagem: g1/ Reprodução

Nenhum candidato do Mato Grosso alcançou a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC). No Centro-Oeste, apenas o Distrito Federal e Goiás registraram uma redação nota mil cada.

Em todo o Brasil, apenas 12 participantes conseguiram a nota máxima na redação, sendo apenas um estudante da rede pública. No ano passado, o estado também não teve nenhuma das 60 redações nota mil registradas na prova.

 

Participação no Mato Grosso

Cerca de 67 mil candidatos do estado se inscreveram para o exame, realizado nos dias 3 e 10 de novembro de 2023. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, apenas 29 redações de Mato Grosso ficaram na faixa de 980 a 1.000 pontos, sendo quatro delas de estudantes da rede pública.

Já no cenário nacional, 430 redações obtiveram entre 930 e 980 pontos, com 42 delas provenientes da rede pública.

Distribuição dos candidatos nota mil no Enem 2024. — Foto: Inep/MEC

 

Proficiência média

A proficiência média das redações no Brasil foi de 660 pontos, um aumento de 15 pontos em relação à edição de 2023. Já a média geral do exame, que considera as áreas de conhecimento e a redação, foi de 546 pontos, três pontos a mais que no ano anterior.

Os resultados foram apresentados durante um evento em Brasília e refletem as desigualdades educacionais no país, destacando os desafios enfrentados pelos estudantes da rede pública para alcançar as notas mais altas.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?