O vídeo de um bebê que nasceu sem estourar a bolsa amniótica em Vilhena (RO) viralizou nas redes sociais nesta semana. As imagens mostram o momento em que o médico rompe a bolsa e o pequeno Miguel dá seu primeiro choro. Segundo especialistas, o nascimento empelicado é considerado raríssimo. (assista o vídeo acima).
Miguel é o primeiro filho de Andressa Nunes Rodrigues, de 18 anos, e do Vitor Ferreira de Andrade, de 20 anos. A mãe contou ao g1, que o nascimento do bebê emocionou a todos pela forma que aconteceu.
“Muitas mães foram ao meu médico pedir um parto como o meu, porque pensaram que é opcional, como se eu tivesse escolhido que nascesse assim, mas não foi. Realmente foi um presente de Deus. Toda a equipe médica vibrou muito com a gente pela oportunidade de passar por algo assim”, disse Andressa.

“Foi uma experiência maravilhosa e indescritível, porque nós não esperávamos viver um momento tão mágico assim de ter um parto empelicado. A equipe médica ficou muito emocionada e filmou porque foi um momento único. Meu esposo ficou até paralisado sem saber o que dizer. Foi muito emocionante, nós choramos muito”, contou.
Idealizado nos sonhos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/9/l/9BQtqyT8uFO5eLnyNIIw/whatsapp-image-2021-12-10-at-22.00.00.jpeg)
Andressa Nunes e Vitor Ferreira — Foto: Arquivo Pessoal
A gravidez de Andressa não foi planejada, mas desde a infância, a jovem já tinha o sonho de ter um filho chamado Miguel. Quando descobriram que estavam grávidos, a mãe e o pai já tinham certeza do nome do bebê.
O parto de Miguel foi uma cesárea e aconteceu no dia 20 de novembro em um hospital particular de Vilhena (RO), cinco dias antes da data marcada pelo médico. Andressa contou que sonhou com o nascimento do filho na noite anterior ao parto e acordou com cólicas, que progrediram para contrações. Quando chegou ao médico, a jovem já estava em trabalho de parto.
“É como dizem, né? A gente ama antes de nascer, mas quando nasce, é indescritível o amor que a gente sente. Foi uma explosão de sentimentos tão grande quando escutei o primeiro chorinho. Ele trouxe luz não só para as nossas vidas, mas para muitas pessoas que assistiram o vídeo e se emocionaram conosco. Eu acredito que depois daquele dia, nem eu nem meu esposo somos os mesmos”, falou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/H/D/MJQyO2TqiHlnym9rhs4A/whatsapp-image-2021-12-10-at-22.00.01.jpeg)
Andressa Nunes e Vitor Ferreira são pais de Miguel, que nasceu empelicado — Foto: Arquivo Pessoal
Em uma postagem em uma rede social, Andressa descreveu o nascimento do filho como “a experiência mais linda que já presenciou”.
“No dia 20/11/2021 nosso príncipe Miguel veio ao mundo, e como mais uma manifestação da graça e do amor de Deus por nós, veio da forma mais linda possível […] Um verdadeiro manifestar de Deus, a coisa mais linda que eu já presenciei, e o melhor, na vida do meu filho!! […] E você meu filho, seja muito bem vindo a sua família, eu e seu papai te amamos incondicionalmente!”
Após o parto, o médico que realizou a cesária explicou aos pais o que é o nascimento empelicado e não é possível prever quando acontece. Segundo a mãe, durante a conversa, o médico contou que ficou emocionado por ter presenciado o nascimento de Miguel, já que esse tipo de parto é considerado raríssimo no mundo da obstetrícia.
O médico foi muito tocado na hora do parto. Depois que conversamos ele falou pra gente ‘todos os bebês são benção, mas têm bebês que são estrelas e o Miguel é uma delas’. E nós ficamos mais felizes ainda por ouvir o depoimento de um profissional tão experiente falando para nós o quanto que Miguel teve um nascimento especial. Toda vez que a gente lembra, nosso coração quase explode de orgulho. Foi um momento mágico que eu nunca imaginei viver”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/R/9/2HqOVCSqGLEPvAdubx7Q/whatsapp-image-2021-12-10-at-22.00.02.jpeg)
Andressa Nunes e Vitor Ferreira são pais de Miguel, que nasceu empelicado — Foto: Arquivo Pessoal
E Miguel realmente nasceu estrela. O vídeo do nascimento do bebê foi divulgado em várias redes sociais e somam mais de 3,5 milhões de visualizações. A mãe contou que além da surpresa do parto, também foi surpreendida com a repercussão na internet.
“Eu postei o vídeo com texto realmente em agradecimento a Deus. E quando a gente viu o ‘boom’ que deu, nem acreditamos. Estava em todos os lugares, pessoas compartilhando em várias páginas. As pessoas estavam muito emocionadas com o milagre da vida e ver o momento tão especial para nós tocando outras pessoas significou mais ainda. Porque a gente sente que o mesmo o pequeno vídeo, de 9 segundos, fez a diferença na vida de pessoas”, disse.
Nascimento empelicado
O nascimento empelicado pode acontecer em partos vaginais e cesáreos, com incidência de ocorrer uma vez a cada 80 mil. A criança que nasce nesta condição fica envolta pela bolsa amniótica que a protege e ajuda na alimentação durante as semanas da gestação. Sem risco para mãe ou para o bebê.
Situações assim são raras, uma vez que o saco gestacional estoura quando o bebê está prestes a nascer, inclusive em procedimentos como a cesárea. Após o parto, a bolsa é rompida pelo médico e a criança retirada. Não é possível prever quando esse evento pode ocorrer.
Por: Beatriz Galvão*, g1 RO
Adicionar comentário