Início » Notícias » Chocolate para cachorro: entenda porque não pode dar ovo de páscoa para o seu pet
Pets

Chocolate para cachorro: entenda porque não pode dar ovo de páscoa para o seu pet

Com a Páscoa chegando, a tentação de dar um pedacinho do ovo de páscoa para cachorro é grande. Afinal, o pet faz parte da família e também merece se deliciar nesse período repleto de doces! Mas pode esquecer essa ideia de dar chocolate para cachorro, ele faz parte da lista de alimentos proibidos para cães e é considerado um dos itens mais tóxicos que o animal pode ingerir, podendo até mesmo levá-lo à morte. Mas por que chocolate faz mal para cachorro? O Patas da Casa te explica exatamente o motivo e ainda dá uma dica de como fazer um ovo de páscoa para cachorro sem precisar usar chocolate!

Por que não pode dar chocolate para cachorro?

Chocolate e cachorro não são uma boa combinação. O alimento é considerado um dos mais tóxicos para os cães e a explicação está na sua composição. O chocolate contém uma substância chamada “teobromina” que, apesar de não fazer nenhum mal aos humanos, é extremamente tóxica para o cachorro. Chocolates têm ainda outras substâncias que podem afetar o sistema digestivo do cachorro. Ou seja, você jamais pode dar chocolate para cachorro.

Qualquer tipo de chocolate faz mal para cachorro?

Durante a páscoa, vemos uma infinidade de tipos de chocolate. Mas se você quer saber se algum deles é permitido para cães, a resposta é não. Certos tipos são mais tóxicos que outros, mas todos fazem mal ao cachorro. Chocolate amargo é o pior, pois tem uma quantidade de cacau muito alta. O chocolate branco, apesar de ter menos teobromina e, portanto, ser o menos tóxico, também faz mal pois tem uma elevada concentração de gordura. Por isso, não interessa se o ovo de páscoa é de chocolate branco, preto, amargo, ao leite, zero ou sem lactose: qualquer chocolate faz mal para cachorro.

Chocolate faz mal para cachorro e pode levá-lo à morte

O chocolate provoca uma grave intoxicação canina. Os sintomas mais clássicos são diarreia, vômito, febre e respiração ofegante. Porém, o chocolate para cachorro é tão nocivo que não para por aí. O cão pode apresentar convulsões, tremores, aumento da frequência do coração (podendo causar um ataque cardíaco), pressão alta e overdose. Além disso, os efeitos do chocolate para cachorro são tão graves que podem levar o animal à morte.

Mesmo que seja um pedacinho, ovo de páscoa para cachorro jamais deve ser oferecido 

Por mais que a época da Páscoa seja rodeada de chocolate e você ame dar um pouquinho da sua comida para o pet, não ofereça o doce ao cachorro, nem que seja só um pedaço pequeno. Engana-se quem pensa que o chocolate para cachorro faz mal somente se for comido em grandes quantidades. Com um simples pedacinho de chocolate, o cachorro pode ter um problema muito sério.

Ovo sem chocolate: cachorro pode se deliciar na Páscoa com opções alternativas

O fato do chocolate fazer mal para cachorro não quer dizer que o pet precisa ficar de fora das comemorações da Páscoa! É possível encontrar em pet shops algumas opções de ovo de páscoa para cachorro feitos com ingredientes que não fazem nenhum mal ao cãozinho! A alfarroba é um dos melhores substitutos do chocolate e é super apetitosa para cães, podendo fazer parte da alimentação do cachorro sem problemas – sem exageros, é claro. 

Ovo de Páscoa para cachorro de alfarroba: faça um delicioso substituto do chocolate!

Para não deixar seu cãozinho com água na boca, que tal fazer você mesmo um ovo de páscoa para cachorro? Sem levar chocolate, o ovo de páscoa para cachorro de alfarroba é super fácil de preparar e faz sucesso entre os cães. Confira a receita a seguir!

Ingredientes

  • 100g de alfarroba
  • ½ xícara de coco ralado
  • ? xícara de água

Modo de preparo

1) Derreta a alfarroba com água em fogo baixo no banho maria. Fique atento à consistência: deve ser mais mole que o ponto de brigadeiro. 

2) Quando chegar no ponto, desligue o fogo. Então, adicione o coco ralado e misture.

3) Pegue duas formas de ovo de páscoa e unte com óleo de coco, para facilitar na hora de desenformar. Jogue a mistura nas formas, cubra com plástico filme e leve à geladeira. Deixe gelar por cerca de cinco horas e está pronto seu ovo de páscoa para cachorro!

O cachorro vai poder aproveitar a páscoa com você e se deliciar bastante. Mas fique atento à quantidade: qualquer alimento, mesmo os liberados, podem fazer o cachorro passar mal se oferecido em excesso.

Por Patas de Casa

Tags

Sobre o autor

Edna Antonowiski

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário