Início » Notícias » Como acabar com carrapatos no jardim
Pets

Como acabar com carrapatos no jardim

Os carrapatos costumam se esconder embaixo de folhas caídas, gramado sem manutenção e montes de terra

Os carrapatos podem ser encontrados nos locais mais frescos e sombreados da casa, inclusive, nas áreas mais úmidas do jardim. Pedaços de madeira, montes de terra e areais acumulados, gramado sem manutenção, folhagens não recolhidas e ferramentas mal guardadas são ótimos esconderijos para esses insetos. 

O período de calor costuma favorecer a reprodução dos carrapatos, pois a atividade metabólica é intensificada nesse período. “Os carrapatos nascem de ovos encontrados nos ambientes onde os pets transitam. Eles também podem se alojar em almofadas, cobertores e mobílias localizados na varanda da casa”, explica a engenheira agrônoma Fabiana Fróes

O ambiente infestado por carrapatos pode comprometer a saúde dos animais domésticos, principalmente dos cães. Algumas espécies também são parasitas de seres humanos, mas o dano é maior nos pets. Nos cachorros, podem causar incômodo, feridas, perda de vitalidade e infecções. 

“Antes de programar o controle dos carrapatos, é necessário retirar as ervas daninhas e folhas caídas, cortar a grama, podar as árvores para eliminar áreas sombreadas, descartar os resíduos de madeira e grama em sacos fechados”, ensina. “Em primeiro lugar, é necessário garantir a limpeza da área e depois utilizar produtos para o controle dos carrapatos no ambiente”, completa. 

Um dos ingredientes caseiros de excelente eficiência é o vinagre de maçã e o bicarbonato de sódio. Com esses produtos, pode ser realizada uma solução e pulverizar no ambiente. “Outras técnicas podem ser adotadas, como o plantio de espécies aromáticas que atuam como repelentes. É o caso da hortelã, erva gateira, alecrim e hortelã-pimenta”, sugere Fabiana. 

Por Casa e Jardim

Tags

Sobre o autor

Edna Antonowiski

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário