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Bem-Estar

Como conservar frutas, verduras e legumes por mais tempo

Algumas dicas simples podem aumentar a durabilidade dos alimentos e a qualidade dos produtos consumidos

Se alimentar bem é fundamental para manter a saúde em dia e ter mais qualidade de vida, por isso os alimentos estão presentes diariamente na vida dos brasileiros. E para manter a sua alimentação equilibrada, também é fundamental saber como conservar frutas, verduras e legumes por mais tempo.

Isso porque muitos deles são altamente perecíveis, ou seja, estragam em pouco tempo e podem não só ir para o lixo, o que aumenta o desperdício, mas também trazer problemas de saúde caso estejam inadequados para o consumo na hora em que forem ingeridos. 

O cuidado também deve ocorrer com alimentos frescos que, devido variações do tempo ou a depender da maneira com que são conservados, podem ficar impróprios para consumo rapidamente. 

Por isso, entenda como conservar frutas, verduras e legumes por mais tempo com dicas de higienização, dos melhores lugares e recipientes para manter esses alimentos guardados e por que é fundamental observar a época de frutas e legumes para que eles tenham mais durabilidade. Acompanhe!

Como higienizar as frutas, verduras e legumes?

A higienização de frutas, verduras e legumes é importante para diminuir os riscos de contaminações por bactérias que estão presentes nos alimentos quando eles são colhidos ou comercializados. Também chamada de sanitização, a higienização desses alimentos deve ser feita sempre antes de consumi-los ou de armazená-los em geladeiras ou na cozinha.

Veja dicas para higienizar alimentos e evitar contaminações:

  • Lave as mãos com sabonete líquido, esfregando inclusive o dorso, as unhas e entre os dedos.
  • Lave as frutas, verduras ou legumes em água corrente removendo toda a sujeira
  • Em uma tigela, faça uma solução com 1 colher de sopa rasa de água sanitária (10ml) ou 2 colheres de sopa rasa de hipoclorito de sódio (20ml) em 1 litro de água. 
  • Coloque as frutas, legumes ou verduras na solução por 15 minutos
  • Retire os alimentos, lave-os em água corrente e os deixe secar naturalmente. 
  • Os alimentos que não forem consumidos na hora devem ser armazenados na geladeira para aumentar sua durabilidade.

Qual o melhor lugar para conservar as frutas, verduras e legumes?

O armazenamento na geladeira é o ideal, mas os alimentos também podem ser conservados no congelador. O consumidor precisa avaliar o estado físico e o tipo da fruta, verdura ou legume para escolher a melhor opção de conservação. 

Antes de guardar os alimentos, é importante tomar algumas precauções:

  • Não use caixas de madeira ou papelão para conservar a mercadoria. Coloque tudo em caixas de plástico ou vidro com tampa;
  • Sempre mantenha a geladeira limpa e higienizada;
  • Não deixe nada no chão ou próximo de fontes de sujeira ou de acesso de insetos.

Veja também as dicas para conservar melhor frutas, verduras e legumes de acordo com cada produto.

Frutas

As frutas  podem ser conservadas em temperatura ambiente caso ainda estejam verdes. Após o amadurecimento, é importante armazenar na geladeira e consumir em torno de 1 semana. 

Caso estejam descascadas e cortadas, coloque em recipiente com tampa na geladeira e consuma no mesmo dia. O congelamento no freezer também pode ser usado para conservar frutas por períodos entre 3 e 6 meses. As opções delicadas, como morangos e uvas, devem ser congeladas individualmente.

Verduras e Legumes

Mantenha as verduras e legumes em locais frescos ou na geladeira, especialmente se não estiverem maduros demais. É possível usar potes para separar as verduras após secá-las, para consumo entre 2 e 3 semanas.

No caso de folhas como couve e alface, é possível colocar o alimento em vasilhas com papel toalha para absorver água que pode ter permanecido após a secagem. As folhas podem durar por mais tempo dessa forma.

Ainda é possível congelar os legumes após o processo de branqueamento, que torna as cores mais proeminentes e auxilia na conservação. Isso porque o aquecimento gera a inativação de enzimas que causam o amarelamento das hortaliças, durante o armazenamento. E assim, podem ficar conservados por até 3 meses.

Qual recipiente usar para guardar as frutas, verduras e legumes?

Além da forma usada na conservação de alimentos como frutas, legumes e verduras, é importante ter atenção para os recipientes usados no armazenamento, seja para manter os itens congelados, na geladeira ou em cima de mesas, balcões e prateleiras.

Os materiais mais indicados na hora de comprar recipientes para conservar alimentos são vidro e plástico, desde que sejam de boa qualidade e não soltem resíduos. No caso do plástico, é fundamental observar se os potes e recipientes que você for comprar são livres de BPA (ou contém a expressão BPA free na embalagem).

Principais frutas por estação

Saber quais são as principais frutas por cada estação do ano ajuda a pagar mais barato nas compras, pois haverá mais oferta desse alimento, o que favorece preços mais baixos do que em outras épocas nas quais a colheita é mais difícil.

Além disso, consumir as frutas da estação ajuda a manter a alimentação equilibrada e saudável, permitindo o consumo de diferentes alimentos, com diversas propriedades, ao longo do ano. Veja as principais frutas de cada estação e note quais delas estão presentes quase o ano inteiro, enquanto outras podem ficar mais escassas.

Verão

verão, entre dezembro e março, é aquela época do ano de calor na qual diversas frutas caem muito bem para refrescar. Entre as principais dessa estação estão abacaxi, acerola, banana, caju, cupuaçu, coco, damasco, framboesa, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, mamão, manga, maracujá, melancia, pêssego e uva.

Outono

O outono, que ocorre entre março e junho, é propício para consumir frutas como abacate, ameixa, banana, caqui, figo, maçã, mamão, pera e tangerina. Vale lembrar que outras frutas também podem ser encontradas no outono, porém algumas ficam menos abundantes nessa época. 

Inverno

Entre junho e setembro, na época de inverno, é possível encontrar algumas frutas da estação como banana, carambola, caqui, kiwi, maçã, mangostão, mexerica, morango, nêspera e uva. 

Primavera 

As frutas da primavera são abacaxi, acerola, amora, banana, caju, cereja, coco, jabuticaba, laranja, mamão, manga, melancia, mexerica, pêssego e pitanga, A oferta desses alimentos é maior no período entre setembro e dezembro, que corresponde à estação.

Principais verduras e legumes por estação

Assim como as frutas, também é importante comprar verduras e legumes de acordo com a época do ano, aproveitando a safra maior desses alimentos para adquirir produtos frescos, que podem durar mais tempo se bem conservados (o que ajuda a reduzir o desperdício) e, principalmente, por um preço mais baixo.

Verão

O verão pode ser propício para comprar verduras e legumes como alface, pepino, quiabo, taioba e tomate, já que estão em abundância no período que vai de dezembro a março.

Outono

No outono, que vai de março a junho, as verduras e legumes da estação são almeirão, berinjela, chuchu, couve, jiló, repolho, taioba e salsa.

Inverno

Boas opções de compra no inverno são abóbora, almeirão, chuchu e couve, para as compras realizadas entre junho e setembro.

Primavera 

Abobrinha, beterraba, cenoura e tomate são alguns dos alimentos que estão mais disponíveis durante a primavera, entre setembro e dezembro.

Saiba mais sobre com a PROTESTE

Entender como conservar frutas, verduras e legumes para que durem mais tempo é essencial e cada ação pode ser incorporada à rotina, o que deixa mais fácil a tarefa de escolher, higienizar e guardar esses alimentos tão importantes para manter a saúde.

Obter esse tipo de conhecimento é fundamental para que todos possam tomar decisões que contribuam para a sua qualidade de vida. Por isso, a PROTESTE trabalha para auxiliar os consumidores em suas escolhas com testes comparativos. A associação também possui um espaço para que clientes de produtos e serviços possam enviar suas reclamações com o objetivo de solucionar seus problemas, conheça o canal Reclame. Nossos especialistas em defesa do consumidor acompanham todo o processo, desde o envio da mensagem até sua solução. Também pode entrar em contato pelo 4020-7747.

Tecnologiadireito e saúde estão entre os principais temas tratados pelos blogs da maior associação de defesa do consumidor da América Latina. Em cada canal, é possível encontrar informações sobre o universo digital, dicas sobre direito do consumidor e, também, informações preciosas sobre alimentação, saúde, atividade física e muitas outras.

Para você aprender ainda mais sobre como conservar melhor os alimentos da sua dieta, a PROTESTE realiza o curso Aproveitamento integral dos alimentos.

Com auxílio dos nossos especialistas, você aprenderá uma série de práticas e dicas para manipular frutas, verduras, legumes e outros alimentos. Entre os temas abordados pelo curso, estão:

  • Como montar um cardápio semanal nutritivo;
  • De que forma montar uma lista de compras econômica e funcional;
  • O que analisar nos rótulos de alimentos;
  • Como escolher corretamente frutas, verduras e legumes;
  • De que maneira manipular e conservar esses alimentos.

Por Minha Saúde

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Sobre o autor

Edna Antonowiski

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