Início » Notícias » Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo? Veja o passo a passo!
Pets

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo? Veja o passo a passo!

Abrir as portas de casa para um cãozinho é maravilhoso, mas uma das maiores dúvidas que perdura nessas horas é como ensinar filhotes de cachorro a fazer necessidades no lugar certo. Esse tipo de treinamento não é tão difícil quanto se imagina, mas requer paciência e persistência do tutor, já que o processo de aprendizado dos cães não é imediato e pode ser ainda mais trabalhoso quando se trata de um cachorro adulto ou idoso. 

Quer saber como adestrar cachorro filhote para fazer necessidades no lugar certo? O Patas da Casa te ajuda nessa missão: preparamos um passo a passo que vai te ajudar a ensinar cães de todas as idades a não errar mais o lugar do banheirinho. Confira e se surpreenda com o resultado!

Passo 1: Determine o local que vai servir como o banheiro do cachorro

Para saber como fazer o cachorro fazer as necessidades no lugar certo, o primeiro passo é definir exatamente qual é esse “lugar certo”. É bom ter um cuidado com essa escolha, de forma que o cantinho usado para as necessidades do animal seja longe de onde o cachorro come e dorme, por exemplo. Além de ser uma questão de higiene, é algo que contribui para o maior conforto do pet. 

Outra dica é optar por um espaço que não seja muito barulhento e ofereça a privacidade que o seu doguinho precisa nesse momento. Uma boa ideia é tentar fazer isso em algum cantinho da área de serviço. 

Passo 2: Escolha um material apropriado, como um tapete higiênico para cães

O tapete higiênico para cachorro é a melhor opção para cuidar das necessidades do seu pet
O tapete higiênico para cachorro é a melhor opção para cuidar das necessidades do seu pet

Tem quem prefira fazer o banheirinho do pet com jornal velho para cachorro, mas essa está longe de ser a melhor alternativa (e é algo que pode, inclusive, provocar dermatites e alergias na pele do cão). Por isso, o ideal é investir em materiais que sejam mais apropriados para lidar com as necessidades do seu pet, como bandejas sanitárias ou um tapete higiênico para cachorro. Os famosos tapetinhos costumam ser a opção preferida dos tutores, e podem ser encontrados em duas versões: o tapete higiênico para cachorro lavável ou descartável.

Passo 3: Observe os sinais do cachorro com vontade de fazer xixi

Antes de fazer o xixi de cachorro, o doguinho emite alguns sinais de que está apertado para ir ao banheiro
Antes de fazer o xixi de cachorro, o doguinho emite alguns sinais de que está apertado para ir ao banheiro

Muitas vezes o cachorro dá alguns sinais de que vai fazer xixi ou cocô: ele começa farejando todo o ambiente em busca do melhor cantinho para se aliviar, e pode ficar bastante inquieto. Em alguns casos, o animal até lambe as regiões genitais e fica girando em torno do mesmo lugar. Se isso acontecer, ligue o alerta e interrompa o xixi de cachorro no lugar errado se for necessário

Passo 4: Crie um comando para a ação e direcione o cachorro para o banheiro

Uma forma de  como ensinar a cachorro fazer necessidades no lugar certo é com a criação de comandos
Uma forma de como ensinar a cachorro fazer necessidades no lugar certo é com a criação de comandos

Ao perceber que o cachorro vai urinar, o ideal é levá-lo direto para a bandeja sanitária ou tapete higiênico pet. Também é importante criar um comando de obediência para a ação de fazer xixi no lugar certo. Uma boa ideia é utilizar uma palavra forte e fácil de ser memorizada pelo animal, como “xixi” ou “tapete”. Assim facilita a percepção do pet de que ele precisa ir para aquele lugar quando tiver vontade de urinar.

Passo 5: Ofereça recompensas sempre que o cachorro fizer xixi e cocô no lugar certo

O reforço positivo é a melhor maneira de fazer com que o animal use o tapete higiêncio para cachorro
O reforço positivo é a melhor maneira de fazer com que o animal use o tapete higiêncio para cachorro

O adestramento positivo é uma das melhores maneiras de aprender como ensinar cachorro filhote a fazer as necessidades no lugar certo (e isso também vale para cães mais velhos). Funciona da seguinte forma: sempre que o cãozinho recorrer ao próprio banheiro para se aliviar, você deve recompensá-lo pelo bom comportamento. Além de petiscos, elogios, carinho e palavras de incentivo como “bom garoto!” funcionam muito bem.

Passo 6: Se o cãozinho não acertar, alerte o erro sem punições

O xixi de cachorro pode surgir em locais inesperados, mas não brigue com seu cãozinho nessas horas
O xixi de cachorro pode surgir em locais inesperados, mas não brigue com seu cãozinho nessas horas

Os cães às vezes demoram um pouco para distinguir o que é certo ou errado, então dificilmente eles aprendem a fazer as necessidades no banheiro de primeira. É aqui que entra a paciência e persistência: o cachorro vai errar algumas vezes antes de acertar, mas não deve ser punido por isso. Você pode chamar a atenção dele e tentar corrigir o comportamento, buscando sempre direcioná-lo para o local apropriado, mas nada de agredir ou punir fisicamente o animal. Isso pode gerar traumas no pet.

Passo 7: Mantenha o banheiro do cachorro sempre limpo

A limpeza do ambiente evita que o cachorro volte a fazer as necessidades no lugar errado
A limpeza do ambiente evita que o cachorro volte a fazer as necessidades no lugar errado

Agora que você já sabe como ensinar cachorro a usar tapete higiênico, é bom reforçar que a limpeza do ambiente deve ser feita regularmente (não apenas para tirar o cheiro de xixi de cachorro do local, como também para cuidar da higiene do pet). Utilize produtos específicos para isso, e faça uma faxina regularmente. 

Ah, e se o cachorro urinar no lugar errado, essa limpeza deve ser ainda mais intensa! Nesses casos, evite produtos que contenham cloro ou lixívia na sua composição, pois eles podem ter o efeito reverso e fazer o cãozinho voltar a fazer xixi naquele lugar com uma frequência ainda maior.

Por Patas de Casa

Tags

Sobre o autor

Edna Antonowiski

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário