“Conclave” dispara na audiência após morte do Papa Francisco e acende debate sobre bastidores do Vaticano

Filme premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado lidera no Prime Video e intriga o público com semelhanças e licenças criativas sobre a escolha do novo Papa.

Foto:Reprodução

Logo após a morte do Papa Francisco, o filme “Conclave” conquistou o topo da lista de produções mais assistidas no Prime Video no Brasil. A obra, vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, ganhou os holofotes ao retratar com realismo e impacto os bastidores da escolha de um novo pontífice.

A produção destaca rituais emblemáticos do Vaticano, como a fumaça branca e preta, os votos secretos e as orações que acompanham cada etapa do processo. Segundo o analista Duran, esses elementos são fielmente representados, embora o protagonismo dado às freiras na trama seja maior do que o papel que elas desempenham na realidade.

Advertisement

O longa também impressiona pela forma como retrata as articulações políticas internas entre os cardeais. Grupos, alianças estratégicas e lobbies fazem parte do enredo e, segundo Duran, espelham com precisão o que ocorre nos bastidores reais do Vaticano. “Há cardeais que se unem, que se juntam, há grupos, há lobby, há um convencimento ali. Da mesma forma que acontece no filme, acontece na realidade”, pontua.

Apesar da fidelidade em vários aspectos, o filme toma algumas liberdades criativas. A presença de um “cardeal secreto”, por exemplo, é uma invenção da trama, sem respaldo nos conclaves históricos. Da mesma forma, atentados retratados no roteiro não têm precedentes na realidade.

Fonte:Rádio Rota FM

Compartilhe:
Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão inscrever, você confirma que leu e está de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso
Advertisement