Início » Notícias » DIA INTERNACIONAL DA MULHER: É TEMPO DE CUIDAR DA SUA SAÚDE!
Bem-Estar

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: É TEMPO DE CUIDAR DA SUA SAÚDE!

Foto: Reprodução


No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data muito marcada por ser um momento de reflexão e luta. Mas, em meio a isso, esse também é um tempo para falarmos sobre a saúde da mulher!

As mulheres passam por tantas coisas e, muitas vezes, deixam de cuidar de si mesmas para cuidar do outro. A preocupação com trabalho, filhos, casa, carreira e diversas outras coisas tem afetado muito a saúde da mulher.

Hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças que mais afetam as mulheres são: doenças cardíacas, infecções respiratórias, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes, hipertensão e problemas por parto prematuro.

Além das doenças pontuais, a saúde mental e sexual das mulheres também deve receber um cuidado especial.

O fato é que todas essas doenças podem ser evitadas se houver um cuidado na rotina com alimentação, hábitos e prevenção.

Dia Internacional da Mulher: é tempo de cuidar da sua saúde!

Por isso, nesse Dia Internacional da Mulher, queremos te lembrar de 7 cuidados primordiais, selecionados pela própria Organização Mundial de Saúde e pelo Dr. Wallace George Viana e Silva, ginecologista e obstetra aqui da Paraná Clínicas. Confira:

1. Mantenha uma alimentação saudável

Sempre falamos aqui no blog da importância de uma alimentação saudável. Mas para a mulher, esse fator tem uma grande importância considerando o alto risco para doenças como o aumento do colesterol e sobrepeso. Além disso, uma alimentação saudável é essencial para o controle do organismo feminino e o equilíbrio na gestação.

2. Cuide da sua saúde mental

A genética feminina junto com a flutuação hormonal do corpo tende a ser bem mais suscetível ao desenvolvimento de doenças como a depressão, por exemplo, além de também influenciar em fatores como o estresse. Por isso é tão importante que as mulheres cuidem de sua saúde mental e busquem ajuda de profissionais da saúde sempre que necessário.

3. Converse sobre sexualidade

Sexualidade feminina é um tema complexo que gera muito tabu, mas é também de extrema relevância visto que a mulher encontra desafios em todas as etapas de sua vida. Primeiro na puberdade, depois no início da vida sexual, na menopausa, até a idade idosa. Ou seja, durante toda sua vida, é importante a mulher conversar sobre o tema abertamente para entender melhor como lidar com o conjunto de aspectos que envolvem esse tema: prazer, amor, biologia humana, cultura etc.

4. Realize exames de prevenção

Exames de prevenção e de rotina devem ser realizados por toda a vida da mulher. Eles são super importantes para identificar doenças pré-existentes e para evitar complicações futuras. Os exames de rotina mais importantes são os de verificação do índice glicêmico, do colesterol, triglicerídeos, creatina, TGO e TGP e hemograma. Além desses, existem dois exames de prevenção que devem fazer parte dos cuidados de toda mulher: o Papanicolau e os exames de mamografia.

5. Escolha conscientemente seu método contraceptivo

Antes de escolher seu método contraceptivo, avalie bem todas as opções que existem hoje, assim como qual é a mais indicada para você. Hoje existem várias formas de prevenção, que podem ajudar a mulher a planejar quando, como e se vai querer ter filhos. As formas de prevenção também podem auxiliar na regulamentação do organismo, assim como prejudicá-lo. Por isso é tão importante escolher conscientemente.

6. Busque ajuda em caso de violência

Você sabia que mais de 500 mulheres são agredidas fisicamente por hora no Brasil? Esse número é muito alto e quem passa ou convive com alguém essa situação precisa buscar ajuda em casos de violência. Nem sempre isso é fácil, mas é muito necessário! Converse com pessoas de confiança e busque algum órgão mais próximo a você, para te auxiliar nesse caso.

7. Planeje uma gestação saudável

A gestação saudável já começa durante o seu planejamento. Pensar e planejar sobre isso, contribui para práticas sexuais mais saudáveis, assim como o preparo do organismo da mulher e na pós-recuperação.

8. Se exercite!

O Dr. Wallace ainda alerta sobre a importância do exercício. Eles são fundamentais para a prevenção de diversas doenças. Lembrando que a atividade física vai muito além de cuidar da beleza. Exercícios protegem seu coração, melhoram sua circulação, saúde óssea e mental. Além de darem disposição para suportar a rotina corrida que todos temos. Está desanimada e indisposta? Saia do sofá e exercite-se com regularidade. Você vai notar a diferença muito em breve, inclusive nos sintomas da TPM! Nesse Dia Internacional da Mulher, nosso conselho é: cuide da sua saúde, pois ela é seu maior bem!

Por Paraná Clinicas

Tags

Sobre o autor

Edna Antonowiski

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário