Início » Notícias » Entenda o que é posse responsável de animais
Pets

Entenda o que é posse responsável de animais

Foi-se o tempo em que a relação entre tutor e animal de estimação se baseava apenas no interesse: o cão ou o gato estava em busca do alimento enquanto o tutor aproveitava o instinto de caça e proteção desses animais. A cada ano que passa, o afeto vem ocupando espaço e, com ele, a posse responsável de animais.

um homem e uma mulher sentados no sofá com seu cachorro em posse responsavel no meio dos dois

Se você quer tornar-se tutor de um lindo cão, gato ou outro bichinho, fique conosco e aprenda tudo que envolve os cuidados com o pet. Você vai conhecer quais são os seus deveres e as questões legais que envolvem a criação e o bem-estar do animal. 

O que é posse responsável?

Em primeiro lugar, é importante entender o que é  posse responsável de animais. Muito além do carinho e da atenção que, moralmente, devem ser direcionados ao pet, preservar o bem-estar animal está previsto em lei, e fazer o contrário é considerado crime.

Dessa forma, tornar-se tutor é assumir a responsabilidade pelas condições de vida daquele animal. Sobretudo, isso significa ter deveres ligados à saúde e à dignidade daquele ser vivo que passa a estar sob os seus cuidados. Confira abaixo algumas obrigações que traduzem uma posse responsável.

  • garantir alimentação adequada com água limpa e fresca à vontade;
  • oferecer local limpo, protegido contra o frio e o calor;
  • vacinação adequada e regular;
  • manter o animal em um espaço que traga conforto, sem estar confinado.
tutora mexendo no notebook com seu gato ao lado em posse responsável

Adotar ou comprar um pet?

Você deve estar se perguntando qual é a opção mais acertada. Caso você tenha essa dúvida, podemos ajudar dizendo que não existe certo e errado nesse caso. Porém, indicamos a adoção de animais, porque alcança bichinhos que têm muito menos chances de conseguir um lar. Descubra mais vantagens, a seguir.

Adoção de animais

Na adoção responsável, o que menos importa é a idade ou a raça do cão ou gato, por exemplo. Considera-se a oportunidade que o futuro tutor tem de simplesmente acolher um animal que está precisando de um lar.

A adoção é gratuita, e você ainda terá a ajuda do abrigo para escolher o pet ideal para o seu estilo de vida. Muitas instituições trabalham com questionário e avaliação do perfil para chegar naquele que mais se encaixa com o que o tutor e a família dele buscam.

Comprando um animal

Quando se decide comprar, é possível e mais fácil encontrar o bichinho dos sonhos. Na maioria das vezes, é um filhote, escolhido a partir de critérios específicos. 

Posse responsável de animais exige reflexão

O papel de um tutor de animais responsável começa antes de receber o pet em casa. Seja adotando, seja comprando, isso exige uma reflexão anterior sobre a real disponibilidade, além do desejo de dividir a casa e a vida com um bichinho.

Isso quer dizer que, para a posse responsável de animais, não basta apenas gostar de um bichinho. É fundamental preparar a casa para recebê-lo, com espaço físico suficiente e ambiente saudável. Aliás, os cuidados com ele devem estar entre as prioridades do tutor. Confira abaixo algumas demandas habituais:

  • ração de qualidade;
  • rotina de banhos;
  • consultas com o médico veterinário;
  • brincadeiras e passeios diários;
  • limpeza e higiene da casa;
  • em caso de viagem, garantir um lugar seguro e acolhedor para deixá-lo.

Se essas exigências parecerem muito difíceis de cumprir, talvez você ainda não esteja preparado para assumir tal compromisso. Já se cada uma delas trouxe entusiasmo, siga em frente com a posse responsável de animais, e boa sorte!

Descartar um animal? Nem pensar!

Nenhum obstáculo, como a chegada de um bebê, problemas financeiros ou uma doença, deve ser justificativa para abandonar um pet à própria sorte. Além de ser crime, por se tratar de maus tratos, é um ato cruel, por estar lidando com vidas.

Por Petz

Tags

Sobre o autor

Edna Antonowiski

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário