Início » Notícias » Galgo Afegão: como cuidar da exuberante pelagem desse pet?
Pets

Galgo Afegão: como cuidar da exuberante pelagem desse pet?

O Afghan Hound – ou Galgo Afegão, como é chamado em bom português – é um cachorro exótico e com uma aparência diferenciada. A raça se destaca principalmente por conta da sua pelagem longa, lisa e charmosa. Apesar de dar um toque super especial no visual desse cãozinho, manter os pelos bonitos e saudáveis é uma tarefa que exige dedicação do tutor. Se você tem ou pensa em ter um cão Afegão, chegou a hora de entender como cuidar dos pelos do cachorro corretamente: frequência de escovação, banhos, produtos recomendados e muito mais. Tire todas as dúvidas a seguir!

É importante escovar os pelos do Afegão diariamente

O Galgo Afegão tem uma pelagem comprida, de aspecto fino e muito liso. Por conta do tipo de pelo do cachorro, um cuidado indispensável é escovar os fios todos os dias. Isso ajuda a manter a pelagem do cachorro saudável e desembaraçada, já que os pelos dessa raça tendem a formar nós com mais facilidade. Se o Afghan Hound passeia diariamente em lugares arborizados ou mora em uma casa com jardim e quintal, esse cuidado deve ser ainda maior, pois pode acumular sujeira e sofrer ainda mais com os fios emaranhados.

Já se o cão tem um estilo de vida mais caseiro, se suja pouco e normalmente não tem problema com fios embaraçados, a frequência da escovação pode ser entre três e quatro vezes por semana com uma escova de cerdas macias.

Frequência dos banhos do Afghan Hound deve ser orientada por veterinário

No geral, o cão Galgo Afegão precisa de banhos mensais, mas essa frequência pode variar de acordo com cada animal. Por isso, o melhor a se fazer é conversar com um médico veterinário de confiança para saber qual é o caso do seu amiguinho. Dependendo, essa recomendação pode variar entre banhos quinzenais, mensais ou com intervalos de até 2 meses.

Também é importante se atentar aos produtos utilizados para dar banho no Afegão. A escolha do shampoo para cachorro deve ser adequada para cuidar dos pelos da raça, ou seja, deve ser um shampoo específico para pelos longos que vão ajudar a desembaraçar os fios e mantê-los hidratados. No final do banho, não esqueça de secar muito bem toda a extensão do corpo do animal para evitar proliferação de fungos e bactérias. O secador de cabelo é um grande aliado nessas horas, mas deve estar na temperatura fria.

A tosa não é indicada para o Galgo Afegão, mas há exceções

Se o Afegão for participar de competições e concursos de beleza, a tosa de cachorro não deve ser feita nele. Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), qualquer evidência de tosa ou corte com tesoura deve ser penalizada, então é bom ficar atento a essa informação.

O Afghan Hound se suja com facilidade, principalmente se passeia muito em parques e lugares arborizados

Por outro lado, existem algumas exceções. Se houver recomendação médica – principalmente em casos de doença de pele -, pode ser necessário tosar o Afghan Hound. Além disso, alguns tutores gostam de aplicar a técnica trimming na raça, que consiste em aparar os pelos do dorso e do pescoço, região onde os fios são mais curtos. No entanto, tosa higiênica e tosa completa estão fora de cogitação, pois o ideal é que a pelagem se desenvolva naturalmente sem qualquer interferência.

Galgo Afegão filhote: saiba como cuidar dos pelos do animal nessa fase

Não é recomendado dar banho em cachorro filhote, seja ele um Afghan Hound ou qualquer outra raça. Como a pele do cão é muito sensível nos primeiros meses de vida, o banho pode provocar irritação, alergia e outros problemas dermatológicos. Por isso, o ideal é manter a higiene do pet com o auxílio de um lenço umedecido até os três meses de idade. Depois desse período e da aplicação das vacinas, os banhos já estão liberados!

Para quem tem vontade de pegar um filhotinho e levar para casa, tem um aspecto que é importante pesquisar muito bem sobre o Galgo Afegão: preço. Por ser uma raça pouco conhecida no Brasil, é necessário desembolsar no mínimo R$ 3 mil para adquirir um cachorro afegão filhote. O valor máximo pode chegar a R$ 9 mil, dependendo das características físicas do animal. Cores dos pelos, sexo do cachorro e linhagem genética são os fatores que mais pesam no valor final.

Por Patas de Casa

Tags

Sobre o autor

Edna Antonowiski

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário