Trinta anos após sua morte, Ayrton Senna volta ao centro das atenções — desta vez, fora do Brasil. Um estudo realizado pela Opinion Box, com 1.532 pessoas nos Estados Unidos, revela que 57% dos entrevistados afirmam conhecer ou já ter ouvido falar do piloto brasileiro, ainda que de forma superficial. E mais: 41% desses declararam ter descoberto Senna há menos de um ano.
As produções audiovisuais da Netflix aparecem como principais catalisadoras desse novo interesse. Séries como “Dirigir Para Viver” e a recente “Senna”, lançada em 2024, foram apontadas como o primeiro contato com a trajetória do tricampeão mundial por 12% dos entrevistados, em cada uma delas.
O levantamento também mostrou que o impacto das produções da plataforma superou homenagens tradicionais, biografias e documentários. A maioria daqueles que assistiram às séries relatou aumento no interesse pela história do piloto, reforçando o papel da mídia digital na preservação e renovação do legado de Senna.
A força de sua imagem permanece viva — agora acessível a uma geração global que, mesmo distante da era das pistas, encontra inspiração na figura de um dos maiores ícones do automobilismo mundial.
Fonte:CNN Brasil Pop/Redação