Polícia Civil cumpre 120 ordens judiciais e desmantela grupo criminoso que movimentou mais de R$ 60 milhões com furtos de carretas e caminhões.
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Safe Truck. A ação tem como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido em roubos, furtos e receptação de peças de veículos pesados como carretas e caminhões. Foram cumpridas 120 ordens judiciais, incluindo 20 mandados de prisão preventiva e 46 de busca e apreensão.

O grupo criminoso, com mais de 30 membros identificados, teria movimentado mais de R$ 60 milhões com os crimes praticados. As investigações apontaram que o esquema envolvia empresas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e outros estados como Rondônia, Paraíba, Santa Catarina e São Paulo.
A operação é parte do planejamento estratégico da Polícia Civil de enfrentamento às organizações criminosas e está integrada ao programa Tolerância Zero do Governo do Estado. As investigações revelaram que o grupo possuía uma estrutura organizada, com funções definidas para cada integrante. Os furtos eram praticados por executores que viajavam para outras regiões e despachavam as peças para líderes do grupo.
Além de crimes de roubo e furto, os membros da organização também praticavam lavagem de dinheiro, com movimentações financeiras atípicas e incompatíveis com os rendimentos dos envolvidos. A operação contou com o apoio de 162 policiais de Mato Grosso e forças de segurança de outros estados, como São Paulo, Rondônia, Santa Catarina e Paraíba.

A Operação Safe Truck visa proporcionar maior segurança pública aos profissionais de transporte de carga no estado, interrompendo atividades criminosas e garantindo a recuperação dos ativos ilícitos obtidos pelo grupo.
Fonte:Rádio Rota FM