Em mais uma ação da Operação Amazônia, realizada na região norte do estado de MT, a Polícia Militar de Proteção Ambiental, com apoio do BOPE, identificou e desarticulou um garimpo ilegal em área de floresta no município de Novo Mundo, ontem segunda-feira (22).
A ação foi desencadeada a partir de um trabalho de georreferenciamento e inteligência geoespacial, conduzido pela equipe da ALI/BPMPA, que, por meio de imagens de satélite fornecidas pela plataforma Mais Brasil, da Polícia Federal, detectou sinais de supressão de vegetação associados à extração mineral.

No local indicado, os policiais constataram a existência de uma área desmatada com evidências claras de exploração mineral irregular. Durante as buscas, foi encontrado um barraco que servia de base para o garimpo. Em varredura na estrutura e arredores, as equipes localizaram dois maquinários escondidos, um motor estacionário, um gerador de energia e outros equipamentos utilizados nas atividades clandestinas.
Todo o material apreendido foi recolhido e será encaminhado para as autoridades competentes. A operação integra os esforços de combate ao desmatamento e garimpo ilegal na Amazônia, práticas que causam graves impactos ambientais e estão entre os principais alvos da fiscalização em Mato Grosso.
