Início » Notícias » Prefeitura realiza evento para lançar oficialmente o censo 2022 e estimular a participação popular
Cidades

Prefeitura realiza evento para lançar oficialmente o censo 2022 e estimular a participação popular

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

A prefeitura disponibilizou um telefone com número de wathsApp, para que em caso de dúvidas ou de solicitação de visita as pessoas entrem em contato.

Durante entrevista coletiva realizada na manhã da terça-feira,02, em sala anexa ao gabinete na prefeitura de Primavera do Leste, o prefeito Leonardo Bortolin, acompanhado da equipe de recenseadores do IBGE, representantes das forças de Segurança (Polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil), Corpo de Bombeiros e vereadores, lançou oficialmente o “Censo 2022” no município.

Os trabalhos tiveram início no dia 01 de agosto e devem se estender por pelo menos 03 meses, podendo haver prorrogação do período. “É importante apresentarmos à imprensa e que esta transmita em seguida a população, a importância de atender os pesquisadores e responder às perguntas que serão feitas”, destacou Leonardo Bortolin.

De acordo com o gestor, os números que serão obtidos com o censo, o qual foi realizado pela última vez há doze anos, é essencial para conhecer a realidade do município, o tamanho da população e isso reflete diretamente em indexadores que permitem a captação de recursos para investimento em todas as áreas.

“Os recursos estaduais e federais são provenientes destes quocientes e por isso reforçamos a necessidade da contagem populacional. Hoje Primavera aparece no site do IBGE com cerca de 60 mil habitantes, mas sabemos que este número é muito maior. Então, a partir deste trabalho teremos um número dentro da realidade, o que será possível se cada morador receber o recenseador e responder ao questionário”, completa Bortolin.

De acordo com o coordenador do recenseamento em Primavera, Renato Grasci “todas as pessoas que moram no município serão visitadas e através do censo demográfico iremos conhecer a realidade da população”. Ele explica ainda que todos os trabalhadores serão devidamente identificados, pois o Instituto se preocupa com a segurança do trabalho, evitando assim eventuais golpes por parte de criminosos.

O número disponibilizado pelo Posto de Coleta do IBGE é o: 66 8 8122 1740.

.