Início » Notícias » Remela no olho do cachorro pode ser verme? Quais outros problemas provocam a secreção em excesso?
Pets

Remela no olho do cachorro pode ser verme? Quais outros problemas provocam a secreção em excesso?

cachorro com o olho remelando é super normal depois de uma boa noite de sono, mas quando passa a ser algo preocupante? Se você precisa limpar a secreção várias vezes durante o dia, se a quantidade aumentar muito ou se tiver uma coloração diferente, é hora de levar o pet para o veterinário. A remela pode ser o indicativo de alergia nos olhos do cachorro ou conjuntivite, mas existe uma teoria por aí de que a remela também pode significar vermes. Você deve estar se perguntando “como assim?”. Sim, essa possibilidade pode ser bem estranha, mas não é um mito: a secreção no olho do cachorro em excesso pode ser vermes. O Patas da Casa foi atrás de respostas sobre esse assunto. Veja o que descobrimos!

Remela no olho do cachorro pode ser verme?

Sim, a remela no olho do cachorro pode ser verme. Toda vez que um cachorro tem sua saúde afetada, a produção de remela nos olhos pode aumentar e se manifestar de forma abundante. É como um sinal de que há algo de errado no organismo do pet. A presença de vermes em gatos deixa a imunidade do corpo do cão mais fraca. Além disso, as verminoses podem provocar outros quadros como o cachorro desnutrido, que também pode provocar o aumento de secreção nos olhos. 

Algumas espécies de endoparasitas se alimentam do sangue do cão, como é o caso do Ancilóstoma, que pode debilitar o animal e deixá-lo com desnutrição e anemia – a remela excessiva é um sinal. Quando o pet não recebe a quantidade necessária de nutrientes ou não consegue absorvê-los, o organismo reage deixando o olho dele lacrimejando, o que provoca secreções. A imunidade baixa também pode facilitar a infecção de doenças oculares como a conjuntivite canina. As remelas associadas a essas complicações geralmente são de clara, aquosa e ligeiramente amarela. No caso do cachorro com conjuntivite também costuma apresentar vermelhidão nos olhos.

Qualquer aumento na produção de secreção nos olhos do cão deve ligar o alerta do tutor para levá-lo ao médico veterinário, principalmente no caso do olho lacrimejando e vermelho. A remela verde e marrom também é algo que pode indicar doenças graves, não necessariamente ligadas às verminoses. 

Como prevenir remela e alergia no olho do cachorro?

A prevenção para remela provocada por doenças associadas ao verme no organismo dos cães deve ser feita mantendo o vermífugo para cachorro em dia. Já as reações alérgicas nos olhos devem ser investigadas para que o agente causador da alergia seja descoberto e assim a prevenção seja feita forma adequada. Estando o peludo com mais remela que o normal ou não, o tutor deve sempre buscar formas de como limpar o olho do cachorro corretamente. Na hora da limpeza, vale prestar atenção nos materiais que serão usados. Um soro fisiológico especial para cães e uma gaze cirúrgica são suficientes para a higienização. O principal cuidado é usar uma gaze diferente para cada olho para evitar que possíveis infecções sejam transmitidas de um lado para o outro. 

Quais as outras causas da remela no olho do cachorro em excesso?

Existem várias doenças que podem deixar o cachorro com muita remela nos olhos. Além da quantidade de secreção, é importante que o tutor observe qual é a coloração da remela. Essa informação pode ajudar no diagnóstico. Diversas complicações de saúde podem levar o cachorro a apresentar muita remela e qualquer informação a mais sobre alterações no pet são importantes para desvendar a situação. O mais importante de tudo é sempre levar o cão ao médico veterinário de confiança para descobrir qual o problema a partir de análises clínicas e exames. A remela no olho do cachorro pode ser verme, assim como desnutrição, porém outras doenças estão associadas a esse problema. Veja quais abaixo:

  • úlcera de córnea;
  • alergia no olho do cachorro;
  • cinomose;
  • conjuntivite;
  • ceratoconjuntivite seca;
  • glaucoma;
  • síndrome do olho seco;
  • desnutrição;
  • gripe;
  • vermes.

Muita gente leva um susto quando descobre que a alergia em cachorro pode deixar o cão com muita remela no olho. De modo geral, a complicação ocorre quando o pet fica muito exposto à poeira, pólen ou qualquer outra substância que possa provocar uma alergia nos olhos.

Mancha no olho do cachorro: o que é?

Além das secreções, o cachorro também pode apresentar outros sinais oculares. As manchas nos olhos do cão é uma das manifestações mais preocupantes. É importante frisar que doenças sistêmicas costumam ter evolução rápida e as oculares podem causar dor. Por isso, quanto antes o cão receber o diagnóstico e tratar melhor. A coloração da mancha pode ser significativa para descobrir a doença. Geralmente, a mancha branca no olho do cachorro está associada à úlcera de córnea. Já a mancha marrom no olho do cachorro pode ser um sinal clínico de ceratite pigmentar. A avaliação de um profissional é essencial.

Por Patas de Casa

Tags

Sobre o autor

Edna Antonowiski

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário