Início » Notícias » Saiba mais sobre os tipos de Rottweiler Cabeça de Touro
Pets

Saiba mais sobre os tipos de Rottweiler Cabeça de Touro

Saber que tipos de Rottweiler Cabeça de Touro existem e as características de cada um pode ajudar você a entender melhor esses caninos. Afinal, essa raça é muito conhecida no Brasil, principalmente pelo temperamento sério e, às vezes, agressivo. Inclusive, muitas pessoas preferem nem se aproximar de um. 

rottweiler nadando com um galho na boca.

De fato, são raças bastante intimidadoras mesmo sem querer, mas também podem ser bem dóceis e companheiros, é o que veremos neste artigo. Então, se você adora saber mais e quer conhecer os tipos de Rottweiler que existem, basta seguir a leitura. 

Rottweiler Cabeça de Touro: a raça realmente existe?

Amantes de cães por todo o Brasil adoram saber mais sobre todos os tipos de raça, seja para comprar, seja para treinar ou simplesmente exercitar a curiosidade. Porém, você sabia que “cabeça de touro” é simplesmente um nome popular? 

A designação não representa uma raça propriamente dita. Segundo os criadores dela, não há Rottweiler com essa denominação técnica. Na verdade, o termo é uma referência ao cão proveniente da Alemanha.

Rottweiler Cabeça de Touro recebeu esse apelido apenas por ter o rosto um pouco maior que as variantes alemã e americana. Fora isso, esta raça possui as mesmas características dos antecessores: pelagem curta, coloração preta, detalhes em marrom e porte grande. 

Assim, é correto dizer que não há vários tipos de Rottweiler Cabeça de Touro, mas sim uma espécie de mutação proveniente da família europeia. Isso significa que o cão nasce com os mesmos padrões do cachorro germânico, com exceção do formato da face. Curioso? Pois é, continue a leitura para saber mais ainda. 

Espécies padronizadas de Rottweiler

Saber quais tipos de rottweiler existem é essencial para conhecer a espécie. Assim, você vai entender melhor o que ocorreu com a mutação que deu origem ao nome do animal. 

Antes de falar sobre os tipos de Rottweiler Cabeça de Touro, é preciso salientar que existem oficialmente duas variantes de cães: o americano e o alemão. Este último é considerado a raça original padrão da espécie. A seguir, você conhecerá um pouco sobre eles: 

Rottweiler alemão

O Rottweiler alemão é considerado o original da espécie, ou seja, o padrão da “marca”. Nascido na região da Alemanha que dá nome à raça, ele foi criado para o pastoreio e foi ganhando funções de guarda a partir do século 20, o que o tornou altamente popular no restante do mundo.

De acordo com o Clube Alemão de Rottweiler, a altura de um cão legítimo da raça varia entre 61 e 68 cm e o peso tem cerca de 40 kg para as fêmeas e 50 kg para os machos. O corpo é sempre musculoso e robusto. 

rottweiler correndo na grama.

Rottweiler americano

O padrão americano nasceu anos após o alemão. Criadores dos Estados Unidos decidiram adaptar o original criando uma variante própria. Com poucas diferenças entre si, alguns estudiosos chegam a definir o americano como uma simples cópia do europeu. A única diferença destacada é a ausência do rabo do cão. 

Dentre as características físicas deste exemplar, estão o porte igualmente grande, chegando a pesar exagerados 80 kg. Apesar de ser um Rottweiler musculoso, ele tem menos força física que o europeu, predominando a velocidade em detrimento do primeiro. 

Como saber identificar um Rottweiler “cabeça de touro”

Basicamente, a única característica que diferencia os tipos de Rottweiler Cabeça de Touro em relação aos outros é a semelhança da face dele com a silhueta da cabeça de um bovino. Essa variação ocorre apenas nos descendentes alemães, portanto observe se o cão atende a esses padrões. 

No entanto, é importante observar que a chamada “cabeça de touro” no cão se dá apenas pelo formato geométrico dela. A forma trapezoidal se assemelha muito à do bovino e é um pouco maior em comparação com outros cães. Assim, ela tem somente caráter estético, não interferindo na mordida do animal, por exemplo. 

Então, para identificá-lo corretamente, basta seguir as características citadas anteriormente. Além disso, atente-se às dicas de criação e personalidade do cão, assim ele cresce saudável e feliz.

Personalidade do rottweiler alemão

Geralmente, um Rottweiler é bastante amável e pacífico, principalmente se for adotado bem cedo. Ele pode ser muito bem apegado à família e até às crianças. É claro que não é uma regra, então é sempre necessário ter a supervisão de um adulto na hora das brincadeiras. 

Como a origem dele tem relação com o pastoreio, ele é um cão naturalmente trabalhador, ou seja, muito ativo. Assim, ele exige sempre muita atenção e espaço para atividades físicas. Inclusive, outra característica marcante deste animal é a tendência à obesidade. Por terem grande porte, ele pode sentir a necessidade de comer muito.

Portanto, estimular a prática de exercícios e ter uma alimentação balanceada é a chave para o crescimento saudável do cão. Viu como o Rottweiler pode ser dócil e não tão sério quanto parece? Ter um companheiro desses no dia a dia pode trazer muitos momentos de alegria para a família toda. 

Por Petz

Tags

Sobre o autor

Edna Antonowiski

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário