Início » Notícias » Tapete higiênico para cães: tudo o que você precisa saber sobre o acessório
Pets

Tapete higiênico para cães: tudo o que você precisa saber sobre o acessório

tapete higiênico para cachorro é um acessório que surgiu para facilitar a vida dos tutores. Para lidar com a sujeira e mau cheiro na casa, o tapete higiênico pet se tornará um grande aliado daqueles que cuidam de cães. O acessório colabora com a higiene não só da casa, como também do doguinho. Mas apesar de apresentar comodidade para os pais de pets, ainda existem muitas dúvidas sobre o uso do tapete higiênico. Para sanar todas elas, o Patas da Casa reuniu todas as informações importantes sobre este acessório para cachorro. Confira abaixo!

Como funciona o tapetinho higiênico?

tapete higiênico foi desenvolvido para funcionar como um banheiro para o pet fazer suas necessidades. Com isso, o tutor determina o local onde o cachorrinho deve urinar, evitando sujeiras em outras partes da casa. A urina do animal é rapidamente absorvida pelo acessório, evitando que o cão fique com as patinhas molhadas e também o mau cheiro pela casa. O produto facilita a limpeza e se torna um grande aliado do dia a dia dos pais de pets.

Mas você sabe como usar tapete higiênico? Cachorro precisa ser ensinado a fazer as necessidades no produto. Para isso, o tutor deve escolher um local longe do comedouro e bebedouro do animal para colocar o acessório. Normalmente o banheiro, o quintal e a área de serviço são os locais da casa mais escolhidos. É importante que a localização do tapetinho não mude, pois nesse caso o processo do animal aprender a usar o produto irá precisar se repetir.

Como ensinar cachorro a usar tapete higiênico?

Ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo é visto como um grande desafio, principalmente quando falamos de um cachorro adulto. Mas isso não deve ser tratado como uma missão impossível. Existem algumas dicas cruciais que podem facilitar o processo. Veja algumas delas:

  • levar o cachorro até o tapete após as refeições;
  • recompensar o cão com petiscos, carinhos, elogios e brincadeiras quando ele utilizar o tapete;
  • ignorar quando o cão fizer as necessidades no lugar errado e só limpar após um certo tempo.

adestramento é um grande aliado para aliado para que o cão associe o tapete higiênico ao lugar correto para fazer xixi. Além dessas dicas, alguns tutores também recorrem ao adestrador sanitário, um produto atrativo que leva o cachorro a marcar território no local em que ele é aplicado. O tapete higiênico por si só não fará com que seu cachorro faça as necessidades em um só local, ele é apenas uma ferramenta para facilitar esse processo.

Qual o melhor tapete higiênico?

Ao procurar um tapetinho higiênico para comprar, você irá se deparar com dois tipos do produto: o descartável e o lavável. Mas qual melhor tapete higiênico? A principal diferença entre as opções é que, o tapete higiênico lavável é mais sustentável em relação ao descartável. A opção descartável deve ser trocada e descartada diariamente e é fornecida em pacotes que duram até um mês. Além disso, o descartável possui um gel absorvente e alguns modelos também contam com um adesivo para que os mesmos fiquem presos no chão. Já o lavável precisa ser lavado diariamente para ser reutilizado, o que diminui a quantidade de produção de lixo. Muitos modelos de tapete higiênico lavável imitam uma grama ou um jardim, o que pode tornar mais intuitivo para o cão fazer as necessidades.

Onde colocar o tapete higiênico em apartamento?

Como dito acima, mudar o lugar onde o tapetinho higiênico fica pode confundir o cachorro. Por isso, escolher onde o acessório irá ficar precisa ser pensado com cuidado. Quando falamos de casas, temos mais opções para colocar o objeto, como quintais e áreas externas. Mas você sabe onde colocar o tapete higiênico em apartamento? O ideal é escolher um local onde não passe muitas pessoas, para que o cão se sinta mais à vontade para fazer suas necessidades. O sanitário também deve ficar longe da comida, água e cama do cachorro. Muitos tutores escolhem o banheiro para por o tapetinho, mas nada impede que você coloque em outros cômodos, levando em consideração o que recomendamos.

Tapete higiênico: quais as outras opções de banheiro para cachorro?

Agora que você sabe como funciona o tapetinho higiênico para cachorro, deve estar se perguntando se existem outras opções de sanitário eficientes. Um dos mais populares de todos é o uso do jornal como banheiro para cachorro. Apesar disso, as folhas do jornal possuem uma baixa capacidade de absorção, o que pode fazer com que o líquido escorra para fora, deixando muitas vezes o animal molhado nas patas. Muitos tutores também acreditam que o jornal ressalta o odor dos dejetos no ambiente. Por isso, esse a utilização do jornal como banheiro só é recomendada em casos de emergência, viagens ou quando o tutor não tem condições de investir em um material mais elaborado.

Além dessa famosa opção de banheiro, os pet shops também contam com produtos como a caixa de areia para cachorro. Porém, diferente dos gatos, os cães não possuem o instinto natural que os leva a fazer as necessidades na caixa. Por isso, as técnicas de adestramento são importantes para que o cão aprenda a fazer o xixi e cocô no lugar indicado, assim como no uso de outros produtos. Em casas com quintal e gramado, alguns tutores preferem utilizar apenas um objeto para indicar o banheiro, como um cone, por exemplo. Com os treinamentos propícios, é possível fazer o cão associar o xixi e cocô a outros produtos, assim como fazer tapete descartável para cachorro de banheiro.

Por Patas de Casa

Tags

Sobre o autor

Edna Antonowiski

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário