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Tipos de Proteína em Pó

Queridinha no mundo da malhação, a proteína em pó é indispensável para quem quer emagrecer e ganhar massa, além de ser fundamental para construção de tecidos e órgãos. Ou seja, todos se beneficiam da proteína! E quando falamos no assunto, a maioria das pessoas já pensa logo na Whey Protein.

De fato, a Whey Protein é o mais famoso suplemento entre as proteínas. No entanto, existem diversos tipos comparáveis à Whey. Veja alguns exemplos:

1. Proteína da Ervilha

Queridinha dos vegetarianos e veganos, essa proteína em pó é feita a partir da ervilha amarela. Com baixo teor calórico, ela também é rica em BCAAs. Por isso, é outra opção para quem deseja construir massa muscular e aumentar a performance durante os treinos.

Uma vantagem da proteína de ervilha é a sua característica hipoalergênica. Diferentemente da Whey, da caseína ou do ovo — que podem causar inchaço, gases e ouros incômodos —, a ervilha não possui nenhum ingrediente em sua fórmula que normalmente ocasione alergias.

2. Proteína do Arroz

Essa proteína pode ser obtida a partir do arroz integral ou branco. Rica em aminoácidos essenciais, vitaminas B e E, fibras e carboidratos, ela não contém gordura, colesterol ou açúcar em sua composição.

Assim como a ervilha, a proteína de arroz é hipoalergênica. É especialmente indicada para vegetarianos, veganos e intolerantes à lactose ou ao glúten.

Tipos de Proteína em Pó

3. Proteína do Soro de Leite (Whey Protein)

A whey é uma proteína em pó feita do soro do leite. Ela possui os aminoácidos essenciais, além das substâncias glutamina e arginina.

É uma proteína de alto valor biológico, que contribui significativamente para o ganho e manutenção de massa muscular. Isso ocorre pois a proteína é a matéria-prima para reparar os músculos (que sofrem microlesões durante os exercícios físicos).

4. Proteina de Albumina (Ovo)

O uso dessa proteína ajuda na reparação e torna os músculos mais resistentes, maiores e fortes. Além disso, a proteína isolada ajuda a diminuir o colesterol ruim e a controlar os níveis de glicose no sangue, além da pressão arterial.

A albumina é preparada através da clara de ovo em pó, essa proveniente de ovos frescos, lavados e selecionados. Em equipamento especial, o ovo é quebrado para a separação da clara, que é posteriormente pasteurizada e desidratada. Com isso, torna-se um pó rico altamente proteico, com vitaminas e sais minerais, além de livre de gorduras.

5. Proteína da Semente de Abóbora

A proteína de semente de abóbora crua é uma proteína vegana low-carb 100% natural e pura, cuja característica principal é ser crua, o que garante que todas as enzimas e nutrientes totais da semente sejam preservados. Esta proteína é rica em vitaminas, minerais, tocoferóis e esteróis de plantas, além de fonte de ferro, zinco e magnésio.

Trata-se da proteína vegana low-carb vegetal de maior teor proteico, que garante uma dieta saudável, equilibrada e rica. É perfeita para ser consumida com shakes e smoothies, garantindo ao seu dia a dia a força dos nutrientes presentes nas sementes de abóbora.

6. Proteína da Semente de Girassol

A proteína de sementes de girassol crua possui apenas um maravilhoso ingrediente – sementes de girassol selecionadas, cultivadas sem pesticidas ou agrotóxicos. Esta proteína vegana low-carb possui perfil de aminoácidos completo e alta concentração de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada). É um alimento cru, que preserva as enzimas e os nutrientes originais, perfeito para ser utilizado em shakes ou smoothies.

Quando usar a proteína?

A proteína vegetal em pó pode ser usada para complementar a alimentação de pessoas que não consomem alimentos de origem animal, que são as principais fontes proteicas da alimentação. Ter um consumo adequado de proteínas é importante para favorecer o crescimento, melhorar a cicatrização de feridas, fortalecer o sistema imunológico e ajudar na renovação celular.

Além disso, o suplemento pode ser usado para estimular o ganho de massa muscular, que requer proteínas de boa qualidade.

Tipos de Proteína em Pó

Quantidade recomendada de proteína por dia

A quantidade de proteína em pó a ser ingerida por dia depende de uma série de fatores, como biotipo, intensidade do treino e alimentação.

Em geral, recomenda-se cerca de 26g de proteína em pó por dia, mas essa quantidade pode variar de acordo com peso, gênero, idade e tipo de treino da pessoa. A quantidade adequada deve ser indicada pelo médico ou nutricionista. Além disso, também é necessário avaliar as proteínas consumidas a partir dos alimentos para que o suplemento seja usado na quantidade correta, apenas como um complemento da alimentação.

Por Beleza e Saúde

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Sobre o autor

Edna Antonowiski

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