Selecione a Cidade

Governador cita desafios e aponta que políticas de alfabetização em MT estão indo “no caminho certo”

O governador Mauro Mendes afirmou que as políticas públicas de alfabetização em Mato Grosso estão indo no caminho certo, e ressaltou a parceria junto com o Governo Federal e municípios para conquistar mais avanços.

A fala ocorreu durante a reunião sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, realizada com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília (DF), nesta terça-feira (28.).

Mauro Mendes destacou que o Brasil precisa avançar muito na Educação como um todo, já que o país coleciona índices ruins nos principais indicadores mundiais.

“Grande parte de todos nós crescemos nesse país ouvindo dizer que o Brasil é o país do futuro e que a educação vai garantir esse futuro. Eu acredito que muitos esforços foram feitos por todos, entretanto os resultados estão longe do que essa frase pode representar. Se olharmos o Pisa [indicador mundial de qualidade educacional em 81 países], o Brasil está na posição 65º em matemática, 62º em ciência e 52º em leitura. No IEA [Índice de Eficiência Acadêmica], o Brasil é o 61º país entre os índices, o que significa dizer, por esses números, que nesse grande esforço, talvez, que a nação brasileira fez ao longo de muitas décadas, algo não deu certo”, destacou.

Mauro citou um exemplo de boas práticas na alfabetização, como o Programa Alfabetiza MT, que ajudou o Estado a avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), elevando Mato Grosso da 22º posição para 19º no índice. O programa tem premiado os estudantes e profissionais da educação que conseguem os melhores resultados nos índices de alfabetização.

O governador também parabenizou o Governo Federal pela iniciativa do o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para melhorar os índices de alfabetização em todo o país.

‘’O Ceará é um Estado que serve de exemplo para todos nós. Mantiveram uma política muito bem planejada e muito bem executada. É isso que nós precisamos, e acredito que é isso que neste momento estamos construindo. Quando eu vi a política apresentada em diversas outras oportunidades pelo ministro Camilo, tive certeza que nós estamos construindo, com a colaboração de todos, um diálogo franco e aberto, que nos direciona para um caminho que poderá levar o Brasil a mudar esses números”, afirmou.

Alfabetiza MT

O programa já impactou 102.582 estudantes e 6.154 professores, assegurando o compromisso em proporcionar uma educação de qualidade e transformadora com a garantia de materiais de qualidade e investimentos em infraestrutura.

Em 2023, o Governo do Estado investiu R$ 8,2 milhões e beneficiou mais de 200 escolas da Rede estadual de Ensino com o Prêmio Avalia MT, destinando prêmios por meio de recursos financeiros às escolas com melhores resultados de alfabetização, e apoio financeiro para aquelas com baixos índices de desempenho nas avaliações.

Também representaram Mato Grosso na reunião, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e Alan Porto (Educação).

 

Imagem: Reprodução

 

 

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *