Selecione a Cidade

#Maio Amarelo

Neste mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, o estado de São Paulo alcançou a emissão de 8.538 Identificações Veiculares TEA (Transtorno do Espectro Autista). O projeto foi lançado em abril, durante a 1ª Jornada Estadual de Conscientização sobre o Autismo, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em colaboração entre a Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital (SGGD) e o Detran-SP, com o apoio da Prodesp.

 

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar os demais motoristas de que naquele veículo há uma pessoa com TEA, solicitando que sejam gentis e que não buzinem, O intuito é evitar crises relacionadas à sensibilidade auditiva, sintoma frequente em pessoas com TEA.

 

“A Identificação Veicular TEA reforça o comprometimento do Governo de São Paulo com a causa, promovendo uma sociedade mais acolhedora, que compreende e respeita a diversidade em todas as suas formas”, destaca o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

 

A Identificação Veicular é concedida mediante vinculação à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), que já soma mais de 50 mil emissões em todo o estado. Ao atrelar a identificação ao veículo, é gerado um QR Code que atesta a veracidade do documento. O adesivo também contém a frase: “Pessoa com autismo a bordo. Seja gentil, não buzine.”

 

Maio Amarelo

Maio Amarelo é o mês de conscientização sobre o trânsito em todo o mundo. O objetivo é discutir e desenvolver estratégias para a segurança viária, além de promover a construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente. A participação de diferentes secretarias e diversos setores da sociedade contribui para a eficácia das campanhas, pois facilita ações coordenadas, destaca a importância da segurança no trânsito e amplia a disseminação de campanhas educativas.

 

Confira abaixo o passo a passo para emitir o Selo de Identificação Veicular:

Para quem já possui a CipTEA:

 

1) Acesse seu cadastro com o login GOV.BR;

2) Clique em “cadastrar veículo”

3) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo e clique em “cadastrar veículo”;

4) Clique no “carrinho” abaixo da imagem da carteirinha e imprima seu adesivo.

 

Para novos beneficiários CipTEA:

 

1) Acesse o site https://ciptea.sp.gov.br/ com o login GOV.BR e clique em cadastrar novo beneficiário;

2) Preencha os dados pessoais e endereço da pessoa diagnosticada com TEA;

3) Preencha as informações do CID, nome e CRM do médico, data do documento e anexe o arquivo do relatório médico em png ou jpg;

4) Preencha os dados do cuidador/responsável;

5) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo;

6) Leia e dê ciência ao Termo de Aceite;

7) Aguarde a análise e aprovação da CipTEA (até 20 dias úteis);

8) Após aprovação, faça o download de sua identificação veicular.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *