Selecione a Cidade

SES-MT realizou 360 cirurgias ortopédicas em crianças de até 13 anos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, até a primeira quinzena do mês de maio, todas as solicitações por cirurgias ortopédicas em crianças de até 13 anos que estavam inseridas no Sistema Estadual de Regulação (Sisreg III). A demanda foi integralmente absorvida pelo Hospital Estadual Santa Casa, unidade localizada em Cuiabá e que atua como referência em pediatria.

Conforme levantamento do Complexo Regulador da SES, em julho de 2023, existiam 360 solicitações por cirurgias ortopédicas em crianças de até 13 anos. Todas essas demandas já foram executadas.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou as equipes técnicas da SES pela força-tarefa, que resulta no atendimento às demandas e aos anseios da população.

“Não tenho dúvidas de que as nossas equipes trabalham para a diminuir a dor do paciente. Parabenizo o empenho do Complexo Regulador em atender as 360 solicitações de crianças que aguardavam por uma cirurgia ortopédica. Ações como essa dão mais celeridade às novas solicitações que adentrarão ao Sistema Estadual de Regulação”, disse o gestor.

A secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi, destaca que a ação possibilitou mais qualidade de vida aos pacientes pediátricos que necessitavam de cirurgias ortopédicas.

“Com o empenho de todos os setores envolvidos, zeramos as demandas de ortopedia pediátrica no Sistema Estadual de Regulação. Os procedimentos da ortopedia pediátrica podem influenciar, inclusive, no crescimento e desenvolvimento das crianças, então essa ação trouxe um ganho enorme aos pacientes, que tiveram a comodidade de serem atendidos em Mato Grosso e não precisarem do deslocamento para outro estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, avaliou.

De acordo com a superintendente de Regulação da SES, Josied Cunha, a força-tarefa só foi possível graças à parceria entre diferentes setores da Secretaria.

“A Superintendência de Regulação conseguiu dar vazão a essas solicitações graças aos mutirões de cirurgias feitos pelo Hospital Estadual Santa Casa, que muitas vezes também contou com a parceria do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac). Com a união de esforços, a SES conseguiu atender a todas as solicitações por cirurgia ortopédicas em crianças de até 13 anos”, comemorou.

A gestora ainda enfatizou que outras áreas também obtiveram resultados positivos, como é o caso da hemodinâmica. “Trabalhamos muito para conseguir atender a todas as solicitações da área de hemodinâmica, que contempla procedimentos como angioplastia e cateterismo. Tivemos sucesso nesta empreitada e, por meio dessas ações, ofertamos um sistema que dá mais celeridade às novas solicitações que chegam”, finalizou.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *