Selecione a Cidade

#Cidades

Foi realizada no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto em Alta Floresta (MT) a cerimônia de encerramento do Projeto Social Bombeiros do Futuro. Com a presença de autoridades e familiares, quarenta e duas crianças concluíram essa etapa do projeto.

 

Para Maria Gabriela Walzembruger de Souza, poder participar do projeto foi um momento muito especial. “Eu adorei participar! Foi um momento muito bom para a minha vida, onde tive a oportunidade de aprender muito sobre cidadania”, disse.

 

Segundo o pai de Maria Gabriela Walzembruger de Souza, Izaias Vieira Nunes, além da história da instituição, também ficam as lições. “Deixei participar por acreditar no Corpo de Bombeiros, por ser uma instituição séria. Ela tem se comportado muito bem e depois do projeto isso também melhorou”, disse.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o projeto tem como objetivo acompanhar crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e favorecer sua inclusão social. Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre noções de prevenção e combate a incêndio, noções de primeiros socorros, ordem unida, hinos e canções, civismo, ética e cidadania, noções de salvamento aquático, educação ambiental, educação para o trânsito, atividades recreativas, orientação e sobrevivência na mata, prevenção contra o uso de drogas e visitas dirigidas.

 

A jovem Janaiany Nascimento Nunes, que também participou, reconhece a importância do projeto. “Foi muito emocionante. Aos poucos fui aprendendo coisas novas. Agradeço a todos por nos proporcionarem coisas boas”, agradece.

 

O Comandante da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), Major André Conca Neto, faz uma avaliação positiva desta etapa. “Foi um sucesso. Estamos formando 42 crianças. Fica o chamamento para que em breve outras crianças possam participar”, explica.

 

Para o Comandante Regional do VII CIBM-MT – Região Norte, Tenente Coronel Ranie Sousa, o Projeto Social Bombeiro do Futuro é uma ferramenta social. “Foi um momento muito gratificante. Tivemos muitas alegrias, onde jovens e adolescentes estiveram conosco. Eles tiveram a oportunidade de aprender sobre ética e cidadania”, disse.

 

A Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, que representou o prefeito Chico Gamba, destaca que o Projeto Social Bombeiros do Futuro insere nos jovens valores como civismo, cidadania e respeito ao próximo. “É um trabalho social executado pelo nosso Corpo de Bombeiros e de grande importância na formação dos cidadãos. Essa iniciativa serve para despertar o respeito da sociedade para o Corpo de Bombeiros!”, finaliza.

 

Prestigiaram a cerimônia o Excelentíssimo Juiz de Direito da Primeira Vara Civil, Alexandre Sócrates Mendes; a Promotora do Trabalho, Dra. Cristiane Leonel Moreira da Silva; também esteve presente representando o 9º Comando Regional de Polícia Militar, o Capitão Rafael Machado Pasuch; representando a Marinha do Brasil, o Suboficial Marcelo Oenning.

 

Também estiveram presentes Edemar Luiz Savariz [secretário de Cultura e Juventude]; Bárbara Cardoso [Superintendente de Educação]; Roberto Patel [secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos]; Eli de Sousa Leandro [Ciretran, unidade Alta Floresta]; Eder Cordeiro [Diretor de Trânsito]; Guilherme Ferreira Ferborinc [Gerente da Politec]; Subtenentes Aparecido Adão e Fagundes [Tiro de Guerra]; Robson Araújo [Diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável]; e os vereadores Claudinei de Souza Jesus e Ilmarli Teixeira.

 

 

*Prefeitura de Alta Floresta
Imagens: Ueslei Nascimento

 

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *