Candidatos devem concluir a inscrição até as 23h59 no site oficial; pagamento da taxa pode ser feito até 18 de Junho
Termina nesta sexta-feira, dia 13 de junho, às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições, assim como os pedidos de atendimento especializado e de uso do nome social, devem ser realizados exclusivamente pela Página do Participante, por meio da plataforma Gov.br.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No caso excepcional das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, o exame será realizado em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da COP30 — Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas — que acontecerá na capital do Pará.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, reforça que mesmo os candidatos isentos da taxa de inscrição, inclusive aqueles com justificativa de ausência aprovada no Enem 2024, devem se inscrever normalmente. A aprovação da isenção ou justificativa não garante a inscrição automática.
Uma das novidades da edição 2025 é a inscrição pré-preenchida para estudantes concluintes da rede pública. Nesses casos, o aluno precisa apenas confirmar os dados, selecionar o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e concluir o processo.
Quem não obteve isenção da taxa deve realizar o pagamento de R$ 85 até o dia 18 de junho. O boleto, gerado apenas pela Página do Participante, pode ser quitado via Pix (por QR Code), cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, a depender do banco. Importante: o sistema não gera boleto para estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2025.
O Inep também disponibiliza em seu portal uma seção com orientações detalhadas sobre o Enem, além de uma área com perguntas frequentes. Essas ferramentas auxiliam os participantes com dúvidas recorrentes sobre o processo.
Criado para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, o Enem tornou-se o principal instrumento de acesso ao ensino superior no Brasil. A nota do exame pode ser utilizada em programas como o Sisu, Prouni e Fies, além de permitir ingresso em diversas instituições de ensino superior em Portugal, por meio de convênios firmados com o Inep.
Fonte:Agência Gov | Via Inep/Redação