Mato Grosso realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado com foco em grupos prioritários

Com baixa adesão registrada, campanha intensifica ações para proteger a população antes do inverno e aliviar pressão sobre o sistema de saúde

Neste sábado, 10 de maio, acontece em todo o estado de Mato Grosso o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a influenza, doença popularmente conhecida como gripe. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal de crianças, idosos, gestantes e outros grupos estratégicos antes da chegada do inverno, período em que os vírus respiratórios circulam com maior intensidade.

Crédito – Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Apesar da campanha estar em andamento, a adesão ainda é baixa. Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 14,39% do público-alvo em Mato Grosso recebeu a dose até o momento. Para reverter esse cenário, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) intensifica o chamado à população e já distribuiu mais de 845 mil doses aos municípios.

Advertisement

A vacina está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada município tem autonomia para organizar sua estratégia de vacinação, desde que siga as diretrizes do Ministério da Saúde. Em Cuiabá, a mobilização neste sábado está confirmada.

Entre os grupos prioritários estão: puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança, das Forças Armadas, caminhoneiros, portuários, carteiros, pessoas com deficiência, doentes crônicos, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, alertou para o risco do baixo índice vacinal. “Nossos hospitais e unidades de saúde estão sobrecarregados. Precisamos do empenho dos pais, dos gestores municipais e da população para aumentar a cobertura e evitar agravamentos causados pela influenza.”

O imunizante protege contra os três tipos de vírus da gripe mais comuns e estimula a produção de anticorpos. A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforça: “A vacina é segura, eficaz e salva vidas. Convidamos todos os que fazem parte dos grupos prioritários a comparecer à UBS mais próxima neste sábado.”

Fonte:Secom/Redação

Compartilhe:
Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão inscrever, você confirma que leu e está de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso
Advertisement