Com planetário itinerante e oficinas audiovisuais, iniciativa levou ciência e cultura a escolas públicas de 11 municípios de Mato Grosso
Mais de 20 mil estudantes da rede pública em Mato Grosso vivenciaram experiências imersivas em ciência, cultura e audiovisual graças ao projeto “MT Imersivo: Fronteiras”, que chega ao fim nesta sexta-feira (30), na Escola Estadual Dante Martins de Oliveira, em Várzea Grande.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o projeto percorreu 11 municípios desde fevereiro, levando um planetário inflável e oficinas de Stop Motion a comunidades com menor acesso a conteúdos audiovisuais de qualidade.
A estrutura — uma cúpula hemisférica para até 30 pessoas — ofereceu sessões de 20 minutos com filmes educativos e acessibilidade para pessoas com deficiência. As produções incluíram tradução em Libras e audiodescrição, promovendo inclusão e ampliação do acesso à informação.
Além das exibições, estudantes participaram de oficinas práticas de Stop Motion e produziram curtas exibidos dentro do próprio planetário, enquanto educadores foram capacitados para integrar os temas ao currículo.
A etapa final contemplou oito escolas estaduais de Várzea Grande. Idealizado pela equipe do Infinitte Planetário, o projeto foi selecionado no edital Cinemotion, voltado ao apoio a espaços de exibição audiovisual no estado.
Fonte:Secel/Redação