Treinador espanhol encerra ciclo vitorioso na Alemanha ao fim da temporada 2024/25 e deve substituir Carlo Ancelotti no comando merengue

O técnico Xabi Alonso deixará o Bayer Leverkusen ao fim da atual temporada. O anúncio oficial foi feito pelo clube alemão nesta sexta-feira, encerrando um dos períodos mais bem-sucedidos de sua história. Aos 43 anos, o treinador espanhol está com acerto encaminhado para assumir o comando do Real Madrid, em substituição a Carlo Ancelotti, que prepara sua saída após o clássico contra o Barcelona, neste domingo.
Xabi Alonso chegou ao Leverkusen em 2022 e rapidamente se consolidou como um dos técnicos mais promissores da Europa. Em sua segunda temporada, levou o clube ao título da Bundesliga 2023/24, resultado histórico para a equipe alemã. Agora, com a missão quase cumprida, o treinador se despede da torcida com mais dois jogos: contra o Borussia Dortmund neste domingo (12) e diante do Mainz no dia 17.
“Após dois anos e meio inesquecíveis e o período de maior sucesso da história do nosso clube, Xabi Alonso deixará o Bayer 04 Leverkusen no final da temporada”, informou o clube em comunicado. O próprio treinador reforçou a decisão: “O clube e eu concordamos que esses são meus dois últimos jogos no comando do time. Acreditamos que é hora de sair e que hoje é o momento certo para anunciar isso.”
A trajetória de Xabi Alonso como jogador também reforça seus laços com o Real Madrid. Ex-volante de elite, defendeu clubes como Real Sociedad, Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique. Foi treinado por Carlo Ancelotti tanto em Madrid quanto em Munique, e agora deve herdar o cargo do italiano.
O substituto interino de Ancelotti pode ser Santiago Solari, que é cotado para comandar o Real Madrid na disputa do Mundial de Clubes, a partir de 14 de junho. Ainda não está definido se Alonso assumirá o time antes da competição.
Fonte:ge/Redação