Óleo extraído no bloco de Aram é de excelente qualidade; estatal avalia potencial da área com novas perfurações até 2027
A Petrobras divulgou nesta sexta-feira, 9 de maio, no Rio de Janeiro, a descoberta de um novo reservatório de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos. O óleo, extraído de um poço exploratório no bloco de Aram, foi classificado pela estatal como de excelente qualidade e livre de contaminantes.
O poço está localizado a 248 quilômetros da costa de Santos, em lâmina d’água de 1.952 metros. A descoberta é parte do programa exploratório conduzido pela Petrobras em parceria com a estatal chinesa CNPC, que detém 20% do consórcio. A Petrobras, operadora do bloco, possui 80%.
De acordo com a empresa, análises laboratoriais serão realizadas para caracterizar os reservatórios e os fluidos encontrados, além de novas perfurações previstas em mais dois poços. O objetivo é avaliar com precisão o potencial produtivo da área.
O bloco de Aram é operado sob o regime de partilha de produção, com a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) responsável pela gestão do contrato. O prazo para conclusão do Plano de Avaliação de Descoberta vai até 2027.
Fonte:Agência Brasil/Redação