Sistema enfrenta dificuldades justamente quando beneficiários começam a receber alertas sobre descontos indevidos de associações; prejuízo estimado ultrapassa R$ 6,3 bilhões

Nesta terça-feira (13), o aplicativo Meu INSS enfrenta instabilidades justamente no início do envio das notificações aos aposentados e pensionistas afetados pela fraude bilionária dos descontos associativos. O alerta, enviado por meio da plataforma, é o primeiro passo para que os beneficiários possam solicitar o reembolso das cobranças indevidas.
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Dataprev — estatal responsável pela tecnologia do sistema — está monitorando o funcionamento da plataforma. O volume elevado de acessos teria provocado lentidão e falhas momentâneas, prejudicando o atendimento aos segurados.
O escândalo veio à tona após a identificação de desvios que somam ao menos R$ 6,3 bilhões. Criminosos utilizaram o sistema gov.br para simular traços faciais de terceiros e, assim, autorizar consignações fraudulentas por meio do aplicativo Meu INSS.
A partir desta quarta-feira (14), o sistema deverá informar aos usuários qual associação realizou os descontos e os respectivos valores cobrados — tudo dentro do próprio app. A expectativa é que o processo de reembolso se inicie com base nessas notificações, que têm caráter informativo e preventivo.
A situação escancara fragilidades nos mecanismos de segurança digital do INSS e levanta novos alertas sobre a exposição dos dados de milhões de brasileiros. O episódio reforça a urgência de modernização e blindagem dos sistemas públicos frente ao avanço da criminalidade virtual.
Fonte:CNN Brasil Money/Redação