Mais de 9 milhões de beneficiários receberão detalhes de valores e entidades cobradoras; segurados poderão contestar com um clique
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai iniciar, a partir da próxima terça-feira (13), o envio de informes detalhados a aposentados e pensionistas sobre todos os descontos associativos aplicados em seus benefícios nos últimos anos. A medida, anunciada nesta quinta-feira (8) pelo presidente do órgão, Gilberto Waller, visa dar transparência e permitir que os beneficiários confirmem se autorizaram ou não essas cobranças.
A notificação será feita exclusivamente pelos canais oficiais: a ferramenta Meu INSS, acessível pelo computador ou aplicativo, e a central telefônica 135.
Segundo Waller, cerca de 9 milhões de beneficiários receberão informações sobre descontos em suas aposentadorias e pensões. Outros 27 milhões de segurados, que não tiveram nenhuma dedução associativa, já estão sendo informados nesta quinta-feira, com o objetivo de tranquilizá-los quanto à regularidade de seus pagamentos.
A partir do dia 13, será possível verificar os nomes das associações e os valores cobrados diretamente na folha de pagamento. Já a partir do dia 14, o cidadão poderá confirmar ou negar a autorização para cada desconto.
Caso não reconheça alguma dedução, o beneficiário não precisará apresentar documentos nem preencher formulários. Bastará declarar, via app ou telefone, que não autorizou aquele desconto. Com isso, o sistema do INSS automaticamente notificará a associação responsável, exigindo justificativa.
A entidade terá até 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o aposentado ou pensionista. “O INSS vai fazer a defesa do cidadão. Não cabe ao segurado se desgastar com a associação. Essa é a nossa função”, destacou Waller durante coletiva no Palácio do Planalto.
Fonte:Agência Brasil/Redação