Mato Grosso lidera crescimento industrial no Brasil em 2025, aponta Banco do Brasil

Estado projeta alta de 6,7% no PIB da indústria, puxada pela agroindústria, biocombustíveis e incentivos fiscais

Mato Grosso deve registrar, em 2025, o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) Industrial entre todos os Estados brasileiros. A projeção de alta é de 6,7%, conforme divulgado na Resenha Regional do Banco do Brasil, consolidando o Estado como protagonista do novo ciclo de desenvolvimento da indústria nacional.

O desempenho de Mato Grosso contrasta com o cenário nacional, cujo PIB Industrial tem crescimento estimado de apenas 1,9%. No Centro-Oeste, a expansão média deve ser de 3,9%, com o Estado sendo responsável por alavancar os resultados regionais e superar, inclusive, as tradicionais potências do Sul (2,6%) e Sudeste (1,4%).

Advertisement

A agroindústria é apontada como principal motor dessa expansão. A produção de soja e milho, aliada à aplicação de tecnologias de precisão e melhorias logísticas, tem impulsionado cadeias produtivas inteiras, com destaque para as indústrias de alimentos e biocombustíveis. Atualmente, cerca de 30% da produção local de grãos já é processada no próprio Estado, sinalizando avanços significativos na verticalização da cadeia produtiva.

Outro setor em plena ascensão é o de biocombustíveis. Em 2024, Mato Grosso produziu 6,577 bilhões de litros de etanol, volume 23,7% superior ao da safra anterior. Deste total, 5,418 bilhões de litros foram de etanol de milho, o que representa crescimento de 28,6% em relação a 2023. O Estado lidera nacionalmente, com 72% de participação no mercado de etanol de milho, além de ser o maior produtor brasileiro de biodiesel.

O reflexo econômico é evidente: 22 usinas estão em operação no território mato-grossense e o setor industrial de biocombustíveis já acumula alta de 2,2% na geração de empregos em 2025. De acordo com Vinicius Hideki, coordenador de estudos econômicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o fortalecimento da indústria está diretamente ligado ao agronegócio. “A indústria local, altamente integrada à cadeia agropecuária, impulsiona demanda por insumos, embalagens, combustíveis e logística, o que gera dinamismo em diversos segmentos”, afirmou.

Esse cenário positivo é favorecido por políticas públicas estaduais, como o programa Prodeic Investe Mato Grosso Biocombustível, que concede redução no ICMS para operações internas e interestaduais. Em 2024, essas transações incentivadas movimentaram mais de R$ 24 milhões.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destaca que os dados reforçam a eficácia da gestão pública em sintonia com o setor privado. “Mato Grosso se consolida como um dos protagonistas do novo ciclo de crescimento da indústria brasileira, mostrando que aliar tecnologia, produção agropecuária e política pública eficiente pode ser o caminho para um desenvolvimento econômico sustentável e robusto”, concluiu.

Fonte:Secom MT/Redação

Compartilhe:
Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão inscrever, você confirma que leu e está de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso
Advertisement