Congresso Nacional sedia 11º Fórum Parlamentar do Brics com presença de delegações internacionais

Evento reúne representantes dos países do bloco e aliados para discutir governança global, saúde pública e desenvolvimento econômico sustentável

Representantes dos parlamentos dos países do Brics e nações aliadas estarão reunidos nesta quarta-feira (4), no Congresso Nacional, para a abertura oficial do 11º Fórum Parlamentar do Brics. A sessão solene está marcada para às 10h30, no Plenário do Senado, sob a presidência de Davi Alcolumbre e Hugo Motta, presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, respectivamente. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também participará da cerimônia.

Antes da solenidade, às 10h, os delegados se encontrarão no Salão Negro para a foto oficial, seguindo em cortejo para o plenário. Durante os discursos, os líderes devem ressaltar a importância do diálogo entre os países na construção de uma governança internacional mais equitativa, inclusiva e sustentável.

Advertisement

No período da tarde, o fórum avança com duas sessões temáticas. A primeira, às 14h, abordará a criação de uma Aliança Interparlamentar do Brics pela Saúde Global, com foco na resposta coordenada a pandemias e no fortalecimento dos sistemas públicos de saúde. Estão previstas participações de representantes da Rússia, África do Sul, Índia, Indonésia, Irã e Cuba.

A segunda sessão, às 15h30, discutirá caminhos para o desenvolvimento econômico com base em ações parlamentares integradas. O painel contará com representantes da China, África do Sul, Índia, Rússia, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito, Cuba e do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), presidido por Dilma Rousseff.

O dia também contempla reuniões bilaterais. O presidente do Senado deve se encontrar com representantes de Cuba, China, Emirados Árabes Unidos, Índia, Irã e Rússia, em encontros reservados.

As atividades se encerram com um jantar diplomático no Palácio Itamaraty, previsto para as 19h30, em um gesto de reforço às relações institucionais e geopolíticas entre os países envolvidos no bloco.

Fonte: Agência Senado/Redação

Compartilhe:
Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão inscrever, você confirma que leu e está de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso
Advertisement